Campus de Caxias inaugura nova entrada e revitalização interna

Por em 6 de novembro de 2018

DSCN9043Na manhã dessa segunda-feira, 5, o reitor Gustavo Pereira Costa, acompanhado do vice-reitor Walter Canales, marcou presença na cerimônia de inauguração da obra de reforma da Urbanização Frontal e Identidade Visual da nova entrada do Campus de Caxias, que completou 50 anos no início de 2018.

Ainda participaram da solenidade, a diretora do Campus, Valéria Cristina Pinheiro; os pró-reitores Gilson Mendonça (PRA); Roberto Serra (PROPLAN); Andréa de Araújo (PROG); Marcelo Cheche (PPG); e Paulo Catunda (PROEXAE); bem como a prefeita de Campus, Fabíola Aguiar, assessores, professores, alunos, servidores eDSCN8962convidados.

O prédio passou por alterações em várias partes. Com um investimento de cerca de R$ 800 mil, além receber uma nova entrada, foram realizadas obras de reestruturação no muro lateral e na parte elétrica, novos jardins e gramados foram feitos por uma equipe de paisagismo, melhorias na acessibilidade para os que possuem dificuldades de locomoção e entrada para motocicletas. As mudanças possibilitaram, também, um reforço na segurança.

O reitor Gustavo Costa falou sobre os avanços: “É um dia feliz em que entregamos este equipamento educacional, sendo mais uma etapa cumprida até aqui. Esta obra define novos espaços de convivência, não é apenas a questão estrutural, pois existe agora um ambiente que acolhe os universitários”, destacou o professor.  Ele ainda explicou que a aplicação de recursos na infraestrutura do Campus de Caxias, possibilitou oferecer melhores condições para os estudantes, para que se considerem, realmente, como alunos universitários. “É preciso responsabilidade para cuidarmos deles, não podemos nos abster de espaços renovados em que nos sentimos bem. A obra deu mais sintonia ao nosso prédio, que se integra à vida da cidade de maneira mais harmoniosa. Isso era aguardado há muitos anos”,DSCN8985conclui o reitor Gustavo.

A prefeita de Campus, Fabíola Aguiar, disse: “Com grande satisfação entregamos este espaço, que transformamos para melhor, dando qualidade de vida a este ambiente. Trouxemos o acesso de forma mais adequada e fizemos um grande trabalho quanto ao paisagismo, preservando as árvores de grande porte”.

Conforme declarou a diretora do Campus, Valéria Cristina, mostrando-se contente com a obra, esclareceu: “Hoje estou emocionada, essa inauguração tem um significado especial, e me deixa muito feliz porque está ocorrendo na minha administração. Com esta reforma e construção, hoje temos uma fachada maravilhosa. Cheguei aqui como aluna, depois pesquisadora e, agora, diretora. Creio que esta é a última inauguração de minha gestão. O que estava ao meu alcance foi feito. Agradeço a confiança, o respeito e o apoio. Eis o novo Centro. Agora, a comunidade olhará para ele com outra visão”.

Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) daquele Campus, que também se fez presente aoDSCN9014 evento, o espaço traz para os alunos um sentimento de pertencimento: “É um momento muito significativo e representativo, porque é algo que dá um sentido de identidade para nós, alunos. É um orgulho ter essa sensação de pertencer à instituição”, ressalta.

Com as mudanças, o Campus de Caxias fica fortalecido na cidade e região. Atualmente ele possui 1.689 acadêmicos, divididos em 12 cursos: História; Geografia; Letras; Física; Matemática; Química; Pedagogia; Ciências Naturais; Ciências Biológicas; Enfermagem; Medicina e Ciências Sociais. Estão previstos investimentos em mais laboratórios e na construção de um pavilhão, onde funcionará o setor administrativo.

Texto: Emanuel Sousa

Fotos: Alcindo Barros