Inscrições abertas para o Simpósio Memórias da Balaiada


Por em 12 de novembro de 2018



SIMPOSIOHISTPRIA1

A Universidade Estadual do Maranhão realizará, no período de 12 a 14 de Dezembro, o II Simpósio Memórias da Balaiada – 180 anos. O evento acontecerá no prédio do curso de História, na Praia Grande, centro histórico de São Luís- MA.

O evento tem por objetivo promover um amplo debate acerca da memória histórica da Balaiada, especialmente, no momento em que esta revolta popular ocorrida nos territórios maranhense, piauiense e cearense completa 180 anos.

De acordo com os organizadores, o Simpósio tratará sobre uma das maiores insurreições populares ocorrida no Brasil do século XIX, sob a perspectiva de ser um movimento social do campo de importância central na historicidade do Brasil.

Pesquisadores/as do Brasil e do exterior, especialistas em história do Brasil Imperial, com destaque para a Balaiada (1838-1841),  estarão presentes, a fim de abordar essa temática em diversas perspectivas, como a historiografia, a memória, a literatura, a imprensa, a nova história militar, gênero, ensino, patrimônio.

A programação conta com conferências, mesas redondas, simpósios temáticos e minicursos. O II Simpósio Memórias da Balaiada é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM/UEMA).

Quer se inscrever? Clique aqui

Para mais informações, acesse o blog do evento : iisimposiomemoriasdabalaiada.blogspot.com ou envie email para: balaiada180anos@gmail.com

Programação

programação HST



Últimas Postagens