Livros são lançados pela Editora UEMA durante a 12ª Feira do Livro de São Luís

Por em 19 de novembro de 2018

DSC_0322Começou na sexta-feira (16), a 12ª Feira do Livro de São Luís (Felis), no Multicenter Sebrae. Neste ano, a Feira traz o tema “A Brasilidade na cultura contemporânea” e homenageia Graça Aranha, escritor patrono do evento, além dos matemáticos maranhenses: Joaquim Gomes de Sousa e João Antônio Coqueiro.

O evento é promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e Educação (Semed), e conta com o apoio da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), bem como de outras instituições de ensino, órgãos públicos e empresas.

No primeiro dia do evento, houve, no estande da Editora UEMA, o lançamento dos livros “Responsabilidade civil da gestante por condutas prejudiciais à saúde do nascituro”, dos autores George André Lando e Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha; e “Os saberes da formação inicial dos pedagogos dos anos iniciais do ensino fundamental: experiências nas escolas públicas municipais de Caxias-MA”, da autora Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento.

O livro Responsabilidade civil da gestante é uma produção conjunta dos professores George, da área do Direito; e de Francidalma, da área de Enfermagem, que resolveram pensar nas questões relativas ao direito do bebê ainda no ventre materno.

“A gente compreende que o direito à vida é um direito fundamental. Se você não dá à pessoa o direito de nascer, ela não gozará de nenhum dos outros direitos. O professor George defFrancidalmaendeu em sua tese de doutorado que o direito do nascituro deveria ser protegido e se, inclusive, a gestante causasse algum problema ao bebê durante a gestação, esse bebê seria ressarcido caso sobrevivesse e tivesse algum problema, como por exemplo a má-formação. Ele fez esse levantamento da área do direito para comprovar que o nascituro é uma pessoa e que ele tem todos os direitos de uma pessoa já nascida. Eu fiz o levantamento da área da saúde buscando as teorias que indicassem as principais malformações e as condutas que a gestante poderia ter que possam causar males ao nascituro”, comentou Francidalma Carvalho.

Já o livro escrito por Franc-Lane Sousa trata sobre a formação de professores e é um recorte da dissertação de mestrado da autora.

“Eu discuto a construção dos saberes docentes na formação inicial dos pedagogos e a mobilização desses saberes na Franc-Laneprática pedagógica, ou seja, os saberes docentes enquanto construção de identidade. Entrevistei professores que já estão na prática pedagógica há mais de 5 anos porque já têm uma consistência de identidade, de construção de identidade e fazem uma  prática pedagógica pensada, refletida e planejada”, esclarece Franc-Lane Sousa.

Ela também ressaltou: “A administração superior atual tem apoiado a produção acadêmica dos professores e servidores da instituição. Esse incentivo é de fundamental para academia e para a sociedade em geral. Acredito que a UEMA esteja no caminho certo na perspectiva da publicação dos seus professores, da construção do saber, do conhecimento”.

Ainda serão lançados durante a Feira do Livro mais seis livros: Mangaba Maranhense ‘coisa boa de comer’” – Ariadne Enes Rocha e Larissa de Paula Viana da Silva (dia 19/11, às 17h); “O status do lugar” – Hermes da Fonseca Neto (dia 22/11, às 18h), “Aquilombamento contemporâneo” – Marivânia Furtado (dia 22/11, às 19h), “Literatura e identidade” – Andrea Lobato e Silvana Pantoja (Dia 22/11,às 20h), “Cultura, fenômenos religiosos e mundos do trabalho no tempo presente” – Márcia Milena Galdez e Marilande Martins; “Redes e Ruínas”- Grete Soares Pflueger ( Dia 23/11, às 18h); e “Território, política e economia do Maranhão: Quatro Séculos de ocupação territorial produtiva sob um novo e desafiador processo de desenvolvimento”, organizado por Frederico Lago, José Antônio Viana Lopes e Luiz Jorge B. Dias.

Essas publicações e outros livros de diversas áreas produzidos por pesquisadores da IES e de outras instituições podem ser adquiridos no estande da Editora UEMA durante o evento, que prossegue até o dia 25 de novembro.

outros livros que serão lançados

Por Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho