Semana Acadêmica encerra com apresentações de projetos de extensão e premiações de trabalhos

Por em 12 de novembro de 2018

mesa de encerramentoEncerrou na sexta-feira (09), a I Semana Acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O último dia do evento teve apresentações dos projetos de extensão  desenvolvidos nos diversos campi da universidade e premiações dos trabalhos do XXX Seminário de Iniciação Científica e da XI Jornada de Extensão Universitária.

A Semana Acadêmica teve em sua programação: palestras, mesa redonda, minicursos e oficinas, Circuito Sala Verde, apresentações de trabalhos, além de apresentações culturais e homenagens.

A Solenidade de Encerramento contou com a presença do Vice-reitor Walter Canales e dos pró-reitores de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; e de Pesquisa e Pós-graduação, Marcelo Cheche.

O vice-reitor da UEMA, Walter Canales, destacou que a premiação é um plateiareconhecimento pelo esforço na realização dos trabalhos. “A cerimônia marca o coroamento da iniciação científica e da extensão, em relação as quais professores e alunos dedicaram-se para realizar um trabalho de excelência ao longo do ano. A premiação é o reconhecimento por todo empenho nessa empreitada”, disse o vice-reitor.

Para o pró-reitor Paulo Catunda “a junção entre pesquisa e extensão favoreceu que houvesse a interação entre muitos dos que fazem parte da Universidade. A UEMA avança a cada momento em dar oportunidade para as pessoas de participarem efetivamente dela. Esta Semana aviva na gente esse orgulho de ser UEMA, de ser uma UEMA forte e unida”.

“A integração entre pesquisa e extensão deve ser permanente. A decisão de neste ano juntar, oficialmente, o Semic e a Joex é mais um passo nessa direção”, comentou o pró-reitor Marcelo Cheche.

SEMIC PREMIAÇÃO-2

Premiação XXX SEMIC – Bolsista destaque

SEMIC PREMIAÇÃO

A premiação Bolsista Destaque é o resultado da avaliação de bolsistas e voluntários no programa de iniciação científica.

Durante o evento, foram apresentados 470 trabalhos de pesquisa, que foram analisados através de relatórios, avaliações e apresentações. Nesta edição, a premiação do XXX SEMIC contemplou o desempenho de bolsistas e voluntários, incluindo o cumprimento de prazos e as notas obtidas ao longo do percurso.

A coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Sandra Imaculada Moreira, ressaltou a importância da iniciação científica para os acadêmicos. “Que eles possam trazer muitos frutos parta a UEMA e para sua vida pessoal e profissional. É uma sensação de dever cumprido, nosso esforço e nosso trabalho frente à coordenação de pesquisa é contribuir na formação melhores profissionais, de pesquisadores, de futuros mestres e doutores, e a iniciação científica cumpre esse papel”, afirmou a coordenadora.

Confira aqui a lista de premiados

SEMIC PREMIAÇÃO-3

Premiação XI JOEX

A premiação da XI Jornada de Extensão Universitária aconteceu após a solenidade de encerramento da Semana Acadêmica. Receberam prêmios os melhores trabalhos das áreas de Agronomia, Enfermagem, Sustentabilidade, Educação ambiental, Saúde na escola, Administração, Ciências Sociais; Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Física; Letras, Medicina Veterinária, Arquitetura e Engenharia Civil; Pedagogia, Ciências Biológicas, Melhor Idade, Matemática e Química; Zootecnia e Engenharia de Pesca, Medicina, Produção e Renda, Saúde e Educação.

“Este evento marca o momento que a universidade faz mais de 10 anos de extensão. Hoje temos vários programas de Extensão e, em virtude de todos esses programas, criou-se um espaço para produção da revista “Práticas em Extensão” e não temos mais regressão desse processo. “, disse a coordenadora de Extensão, Ariadne Enes Rocha.

MOsaico (1)

Confira a lista de premiados:

Gestão de custos e receitas aliada ao manejo da produção animal e vegetal: o caso da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Cabral Miranda – Wyayran Fernando Sousa Santos

Papo Sério II: Comunicação educativa na promoção de saúde sexual do escolarem um bairro marginalizado de Grajaú-MA- Raquel da Silva Jacos

Ambientalização nos prédios da Agronomia, Medicina Veterinária e Fazenda Escola – Othyellen Silva Coelho

Cadeia Produtiva da ostra e medidas alternativas de renda para os marisqueiros no município de Primeira Cruz-MA – Hozana de Sousa Soares

Prevenção ao Uso de Drogas entre adolescentes de uma escola pública estadual no município de Caxias – MA- Jefferson Feques Ferreira Costa

Gestão Profissional Sustentábel – GPS e Perenidade das Micro e Pequenas Empresas – MPEs – Bruna Dávila Pereira

Desenvolvimento de Bio Lubrificante para Aplicação em correntes de transmissão de bicicletas em comunidades adjacentes a UEMA – Antônio Vinícius Carvalho dos Santos

Leitura VOX (Aprimoramento da leitura e escrita por meio de uma viagem literária) – Brendon Matheus Frabça de Carvalho

Programa de sanidade animal em caprino-ovinocultura – Alex Artur Moraes Corrêa

Revitalização do Largo da Nossa Senhora da Luz: um caminho para promover a vitalidade urbana e cultural na sede de Paço do Lumiar -Ma – Lorena Gaspar Santos