I Semana Acadêmica da UEMA inicia amanhã

Por em 5 de novembro de 2018

SEMANA_ACADA Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), realizará entre os dias 06 e 09 de novembro a I Semana Acadêmica da Instituição.

A Semana Acadêmica é um evento de integração das ações de pesquisa e extensão da UEMA e englobará o XXX Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e a XI Jornada de Extensão Universitária (JOEX).

Durante o evento serão apresentados 470 trabalhos de pesquisa e 282 trabalhos de extensão, todos na modalidade oral. A programação do evento conta ainda com palestras, mesa redonda, minicursos e oficinas.

A solenidade de abertura será realizada às 17h, no auditório do Curso de Ciências Biológicas. Em seguida será ministrada a palestra de abertura “Reflexões sobre o PIBIC e o processo avaliativo”, pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco, Roberto Soares de Castro.

A Semana Acadêmica será realizada nos prédios dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, no Centro de Ciências Exatas e Naturais, no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas e no prédio do UEMANET.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de outubro, através do site do evento: www.semanaacademica.uema.br

XXX SEMIC

O XXX SEMIC é uma ação de popularização, disseminação e promoção da Ciência promovida pela UEMA que, ao divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos da graduação, valoriza e prioriza a preparação de nossos jovens por meio do conhecimento, para que sejam atores de destaque no esforço de melhorar os índices de desenvolvimento do Estado, trazendo mais qualidade de vida à nossa população.

O evento tem como objetivos aumentar o envolvimento discente na produção científica, despertar e incentivar talentos entre estudantes de graduação, divulgar conhecimentos gerados na pesquisa, além de incentivar a publicação dos trabalhos resultantes das pesquisas desenvolvidas.

XI JOEX

A Jornada de Extensão Universitária (JOEX) é um evento anual da UEMA, promovido pela PROEXAE e se constitui como uma atividade do Programa Institucional de Bolsa de Extensão – PIBEX, no qual são apresentados os resultados obtidos na realização de projetos de extensão que envolvem docentes e discentes da instituição voltados para atender as demandas da sociedade em que o Campus e os Centros de Estudos estão inseridos.

O evento visa promover a aproximação e discussão da universidade com a sociedade ou comunidade, fortalecer a indissociabilidade entre as atividades essenciais da Universidade, ensino, pesquisa e extensão; proporcionar a discussão de temas que incentivem o envolvimento de alunos e professores da instituição em projetos de extensão e possibilitar a socialização de conhecimentos obtidos, por alunos e professores dos diferentes cursos da UEMA, na realização de projetos de extensão do Programa Institucional de Bolsa de Extensão – PIBEX.

Por: Polyanna Bittencourt