CGEPD faz reunião no Campus Paulo VI

Por em 12 de dezembro de 2018

DeficienteCom o objetivo de acompanhar e definir diretrizes para as políticas das pessoas com deficiência em todo o Estado do Maranhão, a equipe do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiências (CGEPD) reuniu, na manhã desta quarta-feira (12), no auditório da Pró-Reitoria de Graduação, Campus Paulo VI.

Conforme explica a secretária Adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Beatriz Carvalho, o comitê está realizando a última reunião do ano na UEMA para avaliar as atividades do ano de 2018 e apontar as questões mais importantes que devem ser tratadas no próximo ano pelas secretarias e órgãos que compõem o comitê sobre as políticas voltadas às pessoas com deficiência. “Durante este ano tivemos momentos importantes como a realização da 2ª Mostra de Tecnologia Assistida e Conhecimento, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, também, tivemos um cuidado especial para que cada órgão e instituição do estado possa desenvolver as suas políticas de forma adequada, respeitando as necessidades e interesse das pessoas com deficiência”, disse Beatriz.

Ela ainda informou: “Na gestão do governador Flávio Dino, temos trabalhado a política da pessoa com deficiência, com olhar voltado para a segurança de direitos humanos, garantindo, com isso, a cidadania dessas pessoas que, ao longo dos anos e de toda sua história, vivem um processo de exclusão social. A intenção é tirar essas pessoas da invisibilidade”.

Para a professora Marilda Rosa, a Universidade Estadual do Maranhão ganha muito nessa relação de valores com as instituições que compõem o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiências. “A Universidade Estadual ganha com isso porque temos um suporte técnico de outros profissionais que não fazem parte da UEMA. Por exemplo, temos pessoas que são da UFMA e da Secretaria de Saúde, que podem colaborar conosco quando surge um aluno que precisa de um acompanhamento médico e não tem condições. Então, o comitê nos favorece a oportunidade de arranjar um técnico para dar essa contribuição”, esclarece Marilda.

Ainda participaram da reunião, Marinilce Oliveira (Seduc), Lucília Pinto (Sedes), Ronan Carmo  (Setres), Melissa Sardinha  (SES), Bruna Gomes  (Secti), Virginia Andrade (Assessoria do Governador), Janaína Pinheiro (Senai), Adenilson Pontes  (Sinfra), e Luciane Cardoso (Seplan).

Texto: Alcindo Barros