Cônsul geral da China visita a UEMA e demonstra interesse em parcerias

Por em 5 de dezembro de 2018

vice reitor recebendo placa da Cônsul chinesa

Na tarde de ontem (4), o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales Sant’Ana, recebeu a visita da cônsul-geral do Consulado da China em Recife (PE), Yan Yuqing. A passagem da delegação chinesa pelo Maranhão contou com uma agenda de visitas em órgãos e instituições do estado.

Na ocasião, o vice-reitor Walter Canales apresentou um panorama geral da UEMA, destacando os cursos de graduação e pós-graduação existentes, a modalidade de educação a distância e os programas de internacionalização.

Em seguida, a Cônsul Yan Yuqing manifestou que a intenção da visita é aprofundar a amizade entre as nações e possibilitar novas parcerias, com mais chances de cooperação e geração de postos de trabalho para o Maranhão.

Yan falando sobre as possibilidades de parceria “Estamos interessados na possibilidade de parcerias, tais como: entre UEMA e a Universidade de Hubei. Também temos interesse em cooperações voltadas para a educação e para a qualificação técnica de brasileiros e chineses. O interesse é ter um modelo de cooperação entre a China e o Nordeste brasileiro”, comentou Yan Yuqing.

De acordo com o vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana, “o intuito da visita é criar um canal que facilitará a ligação das diversas instituições e órgãos do Maranhão com a China. Esse contato possibilitará possíveis acordos para firmar uma parceria de cooperação técnica e científica. O encontro deu início ao diálogo para alinhamento de interesses. Portanto, o objetivo é estreitar relações para a melhoria na educação e, futuramente, oferecer bolsas de estudos, intercâmbio de alunos e professores, patrocínio device reitor mostra panorama institucional empresas”.

Estiveram presentes o secretário de Projetos Especiais, Enos Ferreira; o assessor de Relações Internacionais da UEMA, Thales de Andrade; o professor do curso de Administração, Gutemberg Pacheco Lopes Júnior, responsável pela presença na comitiva na UEMA; além de pró-reitores, diretores de curso e de centro e professores da Universidade.

gestores e a cônsul chinesa

Por Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho