Lançamento de selo e palestra sobre Formação de Professores marcam Cerimônia de 25 anos do Cecen

Por em 13 de dezembro de 2018

IMG_0416A noite de ontem (12) foi um marco para a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), especialmente para aqueles que fazem parte do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), em virtude da Cerimônia em comemoração aos 25 anos do Cecen.

Durante a cerimônia, houve lançamento da 3ª edição da Revista do Cecen “Professor Formador de Profissões”, que traz relatos sobre os anos de tradição e inovação do Centro; palestra sobre Formação de Professores, além de lançamento do selo comemorativo aos 25 anos.

A solenidade reuniu gestores, professores e alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras Português, Letras Português-Inglês. Letras Português-Espanhol, Geografia, História, Música, Filosofia, Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química; cursos de Bacharelado em Geografia e Ciências Biológicas; além dos cursos stricto sensu em Recursos Aquáticos e Pesca; História, Geografia, Letras, Matemática, Educação; e Educação Inclusiva.

Participaram da mesa de honra o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Marcelo Cheche, representando o reitor Gustavo Costa; oIMG_0409 pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Paulo Catunda; a Diretora do Cecen, Ana Lúcia Cunha Duarte; o secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa; a presidente do Conselho Estadual de Educação(CEE), Maria do Perpétuo Socorro Carneiro; e a palestrante Maria de Fátima Felix Rosar, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O pró-reitor Marcelo Cheche, em seu discurso, lembrou de fatos que presenciou durante os 16 anos de vínculo com o Cecen, destacando dados significativos sobre os avanços na área de pesquisa.

“O Cecen responde por 40% da pós-graduação stricto sensu da UEMA, ou seja, dos 19 cursos de mestrado e doutorado, 7 são do Cecen. Outro dado importante é que, desde 2016, o Cecen tem maior número de bolsas de iniciação científica. Esses são indicadores de avanços do Centro. O Cecen tem uma característica de formação de professores que é estratégica para o Maranhão e a UEMA tem sido responsável pela formação de uma grande parcela de professores maranhenses. Que venham os próximos 25 anos e que possamos continuar enfrentando os novos desafios”, comentou.

IMG_0481Para a diretora Ana Lúcia, o evento enaltece anos de dedicação da gestão e dos docentes pela educação maranhense. “Estamos comemorando as nossas experiências como professores e gestores. A noite de hoje é de emoção, confraternização e homenagens aos que contribuíram com o Cecen ao longo dos anos. É uma forma de elevar a autoestima de nosso corpo docente e discente”, disse.

Ana Lúcia também fez o lançamento da 3ª edição da revista do Centro. “A Revista Professor Formador de Profissões não é uma revista acadêmica, mas de divulgação das ações do Cecen, dos cursos, das experiências e das pós-graduações, que já são 7”, explicou.

A palestrante Maria Felix trouxe aos participantes apontamentos sobre a importância do professor e a necessidade de valorização da profissão.IMG_0430

“Esse tema deve ser prioritário em todos os espaços porque o professor é responsável pela formação de todos os outros profissionais. Entretanto, esse valor, do ponto de vista da história da educação, nunca correspondeu a uma política de valorização. Então, é pertinente refletir sobre esse tema na data do aniversário do Cecen”, comentou.

Após a palestra, houve o lançamento do selo comemorativo, que será utilizado nas comunicações dos correios em todo território nacional durante 30 dias.

Por: Débora Souza

Fotos: Edson Ferreira