Professores e acadêmicos da UEMA são contemplados no prêmio FAPEMA 2018

Por em 6 de dezembro de 2018

premiofapema1

Vice-reitor Walter Canales e os premiados da UEMA

Foi realizado na noite da última quarta-feira (05), no Teatro Arthur Azevedo, a solenidade de entrega do Prêmio FAPEMA 2018. Estiveram presentes o reitor em exercício da UEMA, Walter Canales Sant’Ana, alunos e pesquisadores finalistas.

O Prêmio visa disseminar o conhecimento científico e popularizar a ciência, além de incentivar a produção científica e tecnológica o Maranhão, por meio do reconhecimento de ações de pesquisadores e inventores que tiveram atuação de destaque no estado A premiação é considerada a maior do Norte-Nordeste.

Este ano o Prêmio homenageou o professor Sergio Ferreti. O presidente da FAPEMA, Alex Oliveira explicou a escolha: “A homenagem professor Sergio Ferretti se deve ao conjunto da sua obra, por tudo que foi feito para os estudos de cultura e sociedade no Maranhão. Sobretudo às religiões de matriz africana e ao folclore maranhense, as manifestações culturais do Estado que foram tratadas pelo professor em forma de livros, pesquisas e orientações de tese de doutorado e dissertação de mestrado”, destacou Alex.

A UEMA conquistou os prêmios nas categorias: JOVEM CIENTISTA (Ciências Biológicas) com a pesquisadora Luzianny Farias Rodrigues – orientador Elmary da Costa Fraga; DISSERTAÇÃO DE MESTRADO com a pesquisadora Bruna Rafaela Martins Azevedo – orientadora Zafira da Silva de Almeida (na área de Ciências Agrárias); a pesquisadora Ana Priscila Medeiros Olimpio – orientadora Maria Claudene Barros (na área de Ciências Biológicas); e a pesquisadora Suelen Rosana Sampaio de Oliveira – orientadora Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta (na área de Ciências Exatas e Engenharias).

Ao todo foram 52 premiados entre pesquisadores e orientadores, que receberam premiação em dinheiro, certificado e troféus pelos trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas. As premiações contemplam desde pesquisadores júnior a sênior.

premiofapema2

premiofapema3