UEMA assina Acordo com o CLA

Por em 3 de dezembro de 2018

IMG_2808O reitor em exercício da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales e o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), brigadeiro Luciano Valentim, assinaram, no prédio do Curso de Arquitetura, na Praia Grande, o Acordo de Parceria Técnica e Acadêmica, que tem como objetivo estabelecer mútua cooperação entre as duas instituições.

Na parceria, constam o intercâmbio e a troca de experiências técnicas e acadêmicas, entre outras atividades científicas na área das engenharias, com a visita de professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação e Sistemas ao CLA para o desenvolvimento de pesquisas na área aeroespacial.

De acordo o vice-reitor Walter Canales, o convênio vai possibilitar o acesso aos professores e alunos às informações do CLA para o desenvolvimento de suas atividades científicas. “Na pratica, nossos estudantes vão ter uma melhoria nos seus trabalhos de dissertação de mestrado, a partir do momento em que eles terão acesso aos dados oficiais do CLA, trabalhando, assim, com informações concretas. Com isso, eles não estabelecerão cenáriosIMG_2811 possíveis, mas cenários reais”, disse o vice-reitor.

Para o diretor do CLA, Luciano Valentim, o acordo consolida uma pareceria que já existe entre o Centro de Lançamento de Alcântara e a Universidade Estadual do Maranhão. “Ele consiste basicamente em unirmos esforços. É a UEMA empregando no CLA seus conhecimentos gerados aqui, nos ajudando a vencer algumas dificuldades tecnológicas e nos proporcionando novas possibilidades em nível de tecnologias para que possamos empregar diretamente nas atividades de lançamento. É, na verdade, uma união perfeita que já está acontecendo e, que, agora, com a assinatura deste instrumento – o Acordo – vai permitir que possamos ampliar esta relação”, explica Luciano.

Na visão do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, presente à cerimônia de assinatura, o convênio é uma contribuição particularmente importante para o Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas, vinculado ao CCT, “porque vai permitir aos alunos, mais um espaço de pesquisa para poderem aprimorar o conhecimento oferecido pelo mestrado, a partir de experiências e de linhas de pesquisa que têm uma relação direta com aquilo que é objeto prático do dia a dia do Centro de Lançamento de Alcântara”, esclarece o professor Marcelo.

Ainda participaram da solenidade, o diretor do Curso de Engenharia da Computação, Rogério Moreira Lima; o vice-coordenador do Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas, Mauro Sérgio; o chefe de Gabinete da Reitoria, Antonio César Choairy; e o professor do mestrado, Antonio Jacó Labareda.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael carvalho