UEMA comemora os 10 anos do curso de Engenharia de Produção

Por em 11 de dezembro de 2018

WhatsApp Image 2018-12-11 at 09.50.31Em uma noite com mais de 15 homenageados, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realizou a solenidade de comemoração dos 10 anos do Curso de Engenharia de Produção, no auditório do prédio de Biologia – Campus Paulo VI.

Estiveram presentes, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, representando o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o assistente do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Fernando Lima, representando o diretor do CCT, Jorge de Jesus Passinho; a diretora do Curso de Engenharia de Produção, Rossane Carvalho; a chefe de departamento, Maria Amália Trindade de Castro; o diretor do Campus Barra do Corda e criador do Curso de Engenharia de Produção, Joel Alves; além de professores, alunos e ex-alunos do Curso de Engenharia de Produção.

WhatsApp Image 2018-12-11 at 09.59.03Na oportunidade, o diretor do Campus Barra do Corda e criador do Curso de Engenharia de Produção, Joel Alves falou da imensa satisfação em participar da solenidade, “em toda a trajetória do Curso tivemos momentos difíceis, mas observo hoje que superamos e estamos caminhando cada vez mais para o crescimento. Isso proporciona uma satisfação de realmente ver que o nosso trabalho teve um resultado positivo e esse mérito não é só meu, pois outros colegas professores trabalharam em conjunto. Com isso, deixamos um legado e a sensação de dever cumprido”.

“Durante esses 10 anos, a UEMA formou 8 turmas e uma média de 150 novos profissionais para o mercado de trabalho, que hoje atuam no Brasil e no exterior, com isso observamos que nossa Universidade está rompendo fronteiras e sendo destaque em outros países, por meio dos nossos alunos”, finalizou Joel Alves.

De acordo com a diretora do Curso, Rossane Carvalho, “é muita felicidade e honra fazer parte dos 10 anos da história e do funcionamento do Curso de Engenharia de Produção da UEMA. Em poder acreditar no novo, em um novo curso, para um novo desafio profissional. Hoje, esse medo do novo, faz parte de uma trajetória que já tem 10 anos. Tem sido recompensador ver nossos alunos se lançando em seus desafios profissionais, apesar de todas as dificuldades do nosso país e desafiador ver novos alunos chegarem, semestre a cada semestre. Isso tudo, nos faz refletir sobre a imensa responsabilidade que temos e nos alimenta para prosseguir, no intuito de melhorar continuamente para alcançar o sucesso e quem sabe até a excelência em nossa Universidade. Esse momento é para cada um de nós e de todos nós juntos, pois é juntos que fazemos o curso de Engenharia de Produção da UEMA”.

WhatsApp Image 2018-12-11 at 09.54.31O pró-reitor da Extensão e Assuntos Estudantis Paulo Catunda destacou, “é uma honra participar dessa comemoração e representar o Reitor. Sinto muito orgulho de ser UEMA e de ter o curso de Engenharia de Produção em nossa instituição. Podemos dizer que estamos na vanguarda, pois estamos dentro do atual contexto da sociedade, formando profissionais que ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho, atuando para o desenvolvimento do Brasil e do estado do Maranhão”.

Para finalizar a noite, o professor da Universidade Federal do Ceará, Abraão Freires Saraiva Júnior, proferiu a palestra intitulada “O empreendedorismo na Universidade”.

História

O curso de Engenharia de Produção foi criado em 2003 pelo Conselho Superior da UEMA e foi autorizado a funcionar em 2005 pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) do Maranhão, tendo a entrada da sua primeira turma em 29 de setembro de 2008. No primeiro semestre de 2013, a primeira turma do curso se formou, estando os alunos aptos a terem seu registro profissional pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA – MA).

Desde a criação do curso até os dias atuais, tem o objetivo de formar profissionais qualificados para atuarem em seguimentos da economia. Buscou cultivar uma visão empreendedora que direcione o egresso para a conquista de novas soluções junto ao mercado de trabalho, bem como novas formas de ocupações trabalhistas. O curso gradua profissionais com sólida formação multidisciplinar, os quais interagem por meio da interligação do saber universitário com a sociedade, carregando consigo o prestígio da UEMA.

Por: Karla Almeida

Fotos: Zoom Fotos e Vídeos