UEMA realiza 4º Café Internacional

Por em 4 de dezembro de 2018

4cafe2Foi realizado nesta segunda (03) pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI), o 4º Café Internacional da UEMA.

O evento teve como objetivo reunir estudantes, professores, pesquisadores, profissionais, gestores e representantes de centros de idiomas para orientar sobre a mobilidade acadêmica internacional. Durante o evento foram apresentadas também as atividades que são desenvolvidas pela ARI na internacionalização da Universidade.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-reitor Walter Canales, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, do secretário adjunto da Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Pedro Igor Nascimento, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira e do assessor de Relações Internacionais, Thales Passos de Andrade.

O Vice-Reitor, Walter Canales falou da importância da realização do evento e destacou o trabalho feito pela ARI desde sua implantação no processo de internacionalização da Universidade. “Não podemos mais pensar em graduação e pós-graduação sem o processo de internacionalização, devido sua relevância na formação dos estudantes e a ARI nesses quatro anos tem realizado um trabalho muito relevante. Esse evento concretiza as ações que perduram essa gestão e que possa abrir novos horizontes para os próximos que virão”, disse.

O assessor de Relações Internacionais da UEMA, Thales Passos de Andrade falou da importância do processo de internacionalização para a Universidade. “Uma Universidade precisa se globalizar, acompanhar as tendências mundiais, se atualizar e fazer cooperações internacionais e a partir disso adquirir mais conhecimento, desenvolver tecnologias e se divulgar no cenário internacional. A internacionalização é uma ferramenta para ampliar oportunidades, por isso empreendemos todos os esforços na realização desse trabalho na nossa Universidade”, afirmou o professor.

Durante sua fala, o assessor da Ari fez o lançamento do site em inglês da assessoria e o pré-lançamento da revista bilíngue produzida pela assessoria de Relações Internacionais, UEMA News.

4cafe1A programação da manhã contemplou ainda duas rodas de conversa. A primeira contou com a presença do secretário adjunto da SECTI, Pedro Igor Nascimento e do presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, que dialogaram sobre as ações da secretaria para estimular a aquisição de um segundo idioma, por meio do programa Cidadão do Mundo e do Centro de Idiomas, que será implantado em todo o estado. Segundo Pedro Nascimento, a UEMA será o polo de ensino do Centro de idiomas em São Luís.

Participaram do outro dialogo o assessor da ARI, Thales de Andrade e o assessor de Planejamento e Ações Estratégicas da FAPEMA, João Arthur da Silva, que debateram sobre as oportunidades para a internacionalização em tempos de crise, como por exemplo, as possibilidades de realizar o intercâmbio acadêmico através de bolsas de estudos disponibilizadas pelas instituições estrangeiras. Oportunidades de estudo no exterior também foi tema apresentado pelo diretor da Via Mundo Intercâmbio, Antônio Bacelar.

Fechando a programação da manhã, foi realizado um diálogo sobre a apresentação da proposta do curso de Bacharelado de Relações Internacionais na Universidade, que contou com a participação do assessor técnico da Ari, professor Alamgir Khan, do pró-reitor de Planejamento, Antonio Roberto Serra, da pró-reitora de Graduação, Andrea Araujo, do secretário adjunto da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (SEPE), Pierre Januário e da professora do departamento de Letras, Denise Pereira.

Durante a tarde, foram realizadas reuniões técnicas via webconferência com três universidades com o objetivo de expor quais as possibilidades para realizar pesquisas e estudos nas respectivas instituições. Além disso, foram apresentadas ações realizadas nos últimos anos no desenvolvimento da internacionalização da UEMA e as experiências de professores na realização de projetos de cooperação internacional.