UEMA recebe campanha do Dezembro Vermelho

Por em 5 de dezembro de 2018

Nesta terça (4) o campus Paulo VI recebeu a Campanha Dezembro Vermelho, uma iniciativa da Prefeitura de São Luís e Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, que tem como objetivo a luta contra a AIDS. A programação contou com oficinas, palestras e informações sobre prevenção e saúde sexual.

Segundo Alessandra Meireles, Enfermeira da Coordenação Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais, a campanha existe com o intuito de informar: “É alusiva (a campanha) ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS com foco em ampliar o diagnóstico com informações e assim quebrar preconceitos acerca da doença“.

(Foto: Edson Costa / ASCOM)

Jadilson Neto, coordenador do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, a programação envolve oficinas, palestras e serviços para quebrar preconceitos e lutar contra doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS: “O projeto é de iniciativa da Unicef e ele atua nas capitais onde existe uma alta incidência do HIV. Então São luís possui uma incidência um pouco alta, o projeto veio justamente para contribuir com informações e ofertar testes e assim tentar zerar a doença na cidade“.

(Foto: Edson Costa / ASCOM)

Durante o evento, os alunos da escola Paulo VI tiveram a oportunidade de participar de uma oficina “Sexualidade em tempos de AIDS”, em que tem o objetivo de conscientizar e despertar os jovens sobre o teste e, também, diminuir o preconceito contra pessoas que têm o HIV.

(Foto: Edson Costa / ASCOM)

Para a Jacqueline Rosa, odontóloga do posto de saúde do Campus Paulo VI, a importância do evento é informar sobre os tabus e curiosidades acerca de sexualidade e prevenção: “Um evento como esse faz com que os jovens tenham mais interesse acerca dessa temática, desde como a forma de manusear o preservativo aos benefícios que ele traz acerca das doenças sexualmente transmissíveis“.

O evento durou todo o dia a terça (4) com uma programação gratuita e encerramento no bosque do campus Paulo VI com um abraço coletivo.