Comitiva da UEMA se reúne com representantes da EMAP

Por em 9 de janeiro de 2019

Eugênio Mendonça fala sobre Porto do ItaquiNa tarde de ontem (8), o vice-reitor Walter Canales e um grupo formado por professores e estudantes de Engenharia e Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) estiveram reunidos com representantes da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) para tratar sobre possibilidade de parceria em benefício das duas instituições.

O encontro ocorreu no auditório da sede administrativa da EMAP. Durante a reunião, o diretor de Engenharia e Manutenção da EMAP, Eugênio Mendonça, fez uma breve apresentação sobre a instituição e atividades realizadas no Porto do Itaqui, apontando as áreas nas quais a UEMA pode vir a colaborar futuramente.

“Como órgão público, temos a obrigação de buscar parceiros que alcancem socialmente as camadas do nosso estado. Temos uma responsabilidade social a ser feita, então a gente procura fazer isso dentro das  nossas atividades-fim. Trabalhamos com carga e descarga de navios e engenharia, que envolvem engenharia mecânica, civil, elétrica, informática, eletrônica, então, uma parceria com a UEMA iria oportunizar à comunidade estudantil da UEMA vivenciar o cotidiano em um Porto, a vida fora do ambiente acadêmico e como funciona o mercado de trabalho. De repente, esses alunos irão ter interesse pela atividade portuária. Para que possamos fazer isso temos que ter parceria e a UEMA é uma parceria ótima pelo que ela tem a oferecer para nós, a universidade tem mão de obra qualificada, professores  que entendem ou podem entender as nossas necessidades e nos ajudar em uma solução futura de algum problema e até uma inovação tecnológica”, disse.

vice-reitor Walter Canales fala sobre os laboratórios da UEMAApós a apresentação, o vice-reitor Walter, alguns coordenadores de laboratórios e representantes de empresas juniores também expuseram as potencialidades das engenharias e do Curso de Arquitetura da UEMA.

“A UEMA tem muito entusiasmo em concretizar uma parceria com a EMAP, uma empresa maranhense que alcançou resultados expressivos na administracao de 2015 a 2018, sob a gestão do governador Flávio Dino, do presidente EMAP e sua equipe. Nós temos como aproximar a engenharia da UEMA, mais especificamente as engenharias civil, mecânica, elétrica, produção e computação – além do Curso de Arquitetura – às necessidades da EMAP. Necessidades que versam sobre a fiscalização de obras, recuperação de concreto, pavimentação. Também temos chance de trabalhar com as comunidades lindeiras próximas ao porto, então essa parceria tem grandes chances de sucesso”, disse o Walter Canales.

Na ocasião, foi realizado um tour guiado no Porto do Itaqui para que os gestores, professores e alunos da UEMA pudessem ter uma visão mais geral sobre as instalações.

Ainda este mês, está prevista a visita da equipe da EMAP para mais uma rodada de conversa e visita aos laboratórios.

equipe da UEMA na sede da EMAP

Por Débora Souza