Conselho Federal da OAB concede Selo de Qualidade ao Curso de Direito da UEMA

Por em 30 de janeiro de 2019

Reitor, Diretora do Curso de Direito, chefe de departamento do curso de direito e autoridades presentes na entrega do Selo OAB, em Brasília.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil concedeu hoje (30), na sede da OAB nacional em Brasília – DF, o “Selo de Qualidade OAB Recomenda” ao Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).  O título é conferido à instituições cujos cursos apresentam elevado padrão de qualidade.

A cerimônia de entrega do “Selo de Qualidade OAB Recomenda – Instrumento em Defesa da Educação Jurídica Brasileira” contou com a presença do Magnífico Reitor, Gustavo Pereira da Costa; da diretora do Curso de Direito, Jaqueline Demétrio e do chefe de Departamento de Direito, Marcelo Carvalho.

O Conselho Federal da OAB tem implementado diversas medidas destinadas a promover a qualidade da educação jurídica brasileira, nesse contexto se insere o Selo OAB Recomenda, instituído em 2001 e que, em 2018, chegou a sua sexta edição, na Gestão 2016 – 2019, presidida pelo Conselheiro Federal Felipe Sarmento Cordeiro, Secretário Geral do Conselho Federal.

Magnífico Reitor Gustavo Costa, na solenidade em Brasília

Combinando dois critérios – o desempenho do Exame Nacional de Desempenho do Estudantes (ENADE/INEP) e o índice de aprovação no Exame de Ordem, o Selo representa um reconhecimento público da qualidade de graduações em Direito no Brasil.

Nesta edição, dos 1.212 cursos que atenderam as exigências para participar da pesquisa, somente 161 foram premiados com o Selo. O Selo, desse modo, constitui um verdadeiro serviço público prestado à sociedade pela OAB. É, acima de tudo, um manifesto em defesa da cidadania brasileira, que será mais fortalecida na proporção em que mais capacitados forem os profissionais encarregados de defender seus direitos.

Direito UEMA

O Curso de Direito foi criado em 29 de março de 2006, e teve autorização para funcionamento, em São Luís, no ano de 2008, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Campus Paulo VI.

Atualmente, o corpo docente é composto por professores efetivos, Mestres e Doutores. A primeira turma concluiu o Curso em 2012, e teve a primeira participação no Exame da OAB, na VII edição, com 7 inscritos.

Por: Karla Almeida