Reitor e Vice-Reitor da UEMA tomam posse no Teatro Arthur Azevedo

Por em 3 de janeiro de 2019

DSC_0158

Na noite dessa quarta (02), os professores Gustavo Pereira da Costa e Walter Canales Sant´Ana, foram empossados para um novo mandato, no quadriênio 2019- 2022, após terem sido reeleitos com mais de 80% dos votos da comunidade universitária. A solenidade aconteceu no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.

Os professores foram empossados pela primeira vez como reitor e vice-reitor em janeiro de 2015. Desde então, iniciaram a construção de uma gestão dinâmica e integrada, fundamentada no propósito de ofertar educação superior de qualidade em nosso Estado e liderando relevantes transformações na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

DSC_0168Compuseram o dispositivo central do Teatro, além dos empossados, o governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino; o vice-governador, Carlos Brandão; o decano, professor Antônio Pereira e Silva; o secretário de  Ciência, Tecnologia e Inovação Davi Telles; o secretário municipal Extraordinário de Relações Parlamentares, Ivaldo Rodrigues, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e os pró-reitores de Planejamento e Administração, Antônio Roberto Coelho Serra; de Graduação, Zafira da Silva de Almeida; de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita Maria de Seabra Nogueira; de Extensão e Assuntos Estudantis Paulo Henrique Aragão Catunda; de Gestão de Pessoas, José Rômulo Travassos da Silva e de Infraestrutura, Fabiola de Oliveira Aguiar.

Depois dos ritos da posse para o novo mandato, o reitor Gustavo Pereira da Costa agradeceu aos colegas docentes, técnicos-administrativos e aos estudantes, que por meio do livre e democrático exercício do voto, renovaram a confiança na capacidade acadêmica e gerencial que foi realizada no mandato anterior. “Vocês aprovaram o trabalho desenvolvido no primeiro mandato e validaram as ideias e as novas propostas apresentadas durante o processo eleitoral”, destacou.

IMG_2938O reitor relembrou os principais resultados construídos no primeiro reitorado, concluído em 31 de dezembro passado. “Trabalhamos muito, sem descanso e sem trégua, porque o Maranhão tinha e ainda tem pressa. Não poderíamos agir de modo diverso, pois somos células de uma instituição vibrante para a geração e difusão do conhecimento, para o avanço científico e tecnológico em benefício de todos. A Universidade é sem dúvida uma instituição diferente, única, essencial e tem que exercer um papel maior, deve reivindicar seu lugar diferenciado no debate público qualificado”, ressaltou.

Em seguida, concluiu: “Volto a dizer, fizemos muito, mas temos muito a fazer, há muitos caminhos a percorrer, muitos obstáculos a vencer, muitos etapas a conquistar. Mas, digo a todos, tranquilizem-se, permeando cada um desses desafios, há um projeto sério e responsável de Universidade, uma visão otimista de futuro, uma vontade férrea de realizar. Existe rumo e motivação. Coragem e esperança. Esse projeto iniciado há quatro anos, agora se renova, para a consolidação da UEMA que queremos para o Maranhão: pública, gratuita e de qualidade”.

O governador Flávio Dino, por sua vez, enalteceu a confiança em prosseguir, juntamente com os professores Gustavo Costa e Walter Sant´Ana, as ações de melhoria do ensino público superior, ofertado pela UEMA.  “Tenho uma grande confiança que continuaremos o trabalho de modernização da UEMA, no que diz respeito não somente a infraestrutura, como tem sido feito, mas também, no que se refere a ampliação de oportunidades. Nós tivemos um grande aumento de vagas na graduação e pós-graduação e, por isso, considero sim que estamos em boas mãos, com o novo mandato do professor Gustavo e do professor Walter. E esse também é o anseio da sociedade maranhense”.

DSC_0341E finalizou, “a vida na polis é assim, a vida entre diferenças, diferença de pessoas que pensam de modo diverso, é a vida do pluralismo, portanto de modo inequívoco é um território de contradições, é preciso que tenhamos sempre a capacidade de dialogar, de fazer pactos, de coordenar projetos coletivos para que haja uma patamar mínimo de convivência civilizatória que impulsionem as instituições e as sociedade para adiante, essa é a tarefa de um grande líder e é por isso que estou aqui, por considerar o professor Gustavo um bom líder para a UEMA, capaz de conduzi-la na sua inevitável pluralidade”.

Durante a cerimônia de posse, houve a apresentação da orquestra de violões da UEMA, formada por alunos do curso de música, sob a regência do professor Roberto Froez, e do cantor Fernando de Carvalho que interpretou o Hino Nacional e o Hino Louvação a São Luís.

Confira abaixo a relação dos novos Pró-Reitores:

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho