UEMA realiza ações do Programa Mais Extensão em São João do Sóter

Por em 28 de janeiro de 2019

campustimonsjs1Entre os dias 21 e 25 de janeiro, a equipe do LabMarketing do Campus da UEMA de Timon realizou ações do Programa Mais Extensão no município de São João Sóter. O município de São João Sóter é um dos trinta municípios que integra o Plano Mais IDH do Governo do Estado do Maranhão.

Desde 2018 uma equipe da UEMA tem orientado os gestores públicos da prefeitura e os técnicos da Secretaria da Agricultura do Maranhão a melhorar o desempenho do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município.

O objetivo do trabalho é aumentar a participação dos agricultores familiares do município nesse programa. O PNAE é um programa do governo federal que facilita o acesso dos agricultores familiares ao mercado. “O acesso é facilitado, pois a burocracia é menor e os agricultores familiares do município são prioridade no processo de aquisição de alimentos”, afirma o professor Romel Pinheiro, orientador do projeto.

Embora o município de São João Sóter produza alimentos que podem ser utilizados na alimentação escolar, isso não vinha acontecendo. “A implementação desse programa carece de articulação entre os setores do governo e de divulgação e orientação entre os agricultores familiares, e é disso que trata a ação da UEMA no município”, destaca Edyjannara Cruz, que coordena a equipe técnica do projeto.

A equipe é formada por alunos e profissionais (ex-alunos) do curso de Administração do Campus da UEMA de Timon. O projeto conta recursos e bolsas da UEMA e da FAPEMA.

campustimonsjs