VI Etapa do curso de Licenciatura Intercultural Indígena acontece em São Luís

Por em 25 de janeiro de 2019

turma ciencias da natureza 2

Turma de Ciências da Natureza

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) estão promovendo a VI Etapa do curso de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena em São Luís.

O curso tem como objetivo formar e habilitar professores indígenas que já atuam em suas aldeias para atender as comunidades das escolas, tanto no ensino fundamental quanto médio.

Cada etapa do curso é dividida em Tempo Universidade, onde os alunos participam de aulas presenciais, e Tempo Comunidade, momento em que são acompanhados dos monitores e realizam atividades referentes aos conteúdos propostos nas aulas teóricas. Além das atividades pedagógicas, no Tempo Comunidade os alunos podem tirar dúvidas, aprofundar conteúdos e analisar situações particulares e específicas de sua realidade social.

As atividades da VI Etapa do Tempo Universidade iniciaram no dia 13 de janeiro e serão realizadas até o dia 31 de janeiro.

Segundo a coordenadora do curso, Marivânia Souza Furtado, a realização do mesmo tem possibilitado aos alunos aprimorar seus conhecimentos, o que representa uma qualificação no ensino nas aldeias. “Desde a entrada dos alunos para esta fase do curso, percebo que há um grande desenvolvimento do ponto de vista pedagógico e político dos alunos, que retornarão para suas comunidades com toda essa bagagem intelectual, refletindo assim nas práticas de ensino e aprendizagem”.

turma ciencias humanas

Turma de Ciências Humanas

Para o aluno Magno Guajajara, o curso abriu novas oportunidades aos professores indígenas e permitiu a ampliação do conhecimento. “O curso é uma oportunidade de mostrar nossa realidade, nosso trabalho e assim fortalecer nossa cultura, nossas tradições e levar isso para nossos alunos, ensina-los a serem pessoas criticas, questionadoras e que não aceitem tudo de maneira passiva”.

Curso de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena

O curso de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena é uma iniciativa pioneira da UEMA em parceira com a SEDUC no estado, afim de atender as demandas das comunidades indígenas, nas escolas de Ensino Fundamental e Médio

Participam do curso 72 alunos, divididos em três turmas de acordo com a área de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ciências da Linguagem.

turma ciencias da linguagem 2

Turma de Ciências da Linguagem