UEMA E AGED realizam Curso de Bases de Controle de Parasitos de Bovinos

Por em 5 de fevereiro de 2019

uemaeaged1A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa de Pós-graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal, e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) promovem Curso de Bases de Controle de Parasitos de Bovinos.

A solenidade de abertura foi realizada na manhã desta segunda feira (04), e contou com a presença da Pró-reitora de Pós-graduação da UEMA, Rita Seabra; da diretora de defesa e inspeção sanitária animal da Aged, Tânia Duarte Silva; da coordenadora do Programa de Pós-graduação profissional em Defesa Sanitária Animal, Viviane Correia Coimbra; da professora visitante da UEMA, Rosangela Zacarias Machado; do representante da Associação de Criadores do Estado do Maranhão, Ricardo Ataíde, além de professores e profissionais da Aged.

O curso tem como público alvo servidores da Aged e alunos das pós-graduações em Defesa Sanitária Animal, Ciência Animal e Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Rede Bionorte. Alunos da graduação também participaram do curso como ouvintes.

Segundo a Diretora de defesa e inspeção sanitária animal da Aged, Tânia Duarte Silva, o curso é a primeira fase para a implantação do programa estadual de controle de parasitos e representa um marco no estado. “É um ato inovador e o Maranhão se destaca como o primeiro estado a implantar um programa de controle de parasitos. Para a Aged é um prazer ter essa parceria com a UEMA, pois não existe defesa agropecuária sem a academia. Esse programa será desafiador porque sabemos que não há o hábito de pensar o controle de parasitoses enquanto defesa agropecuária, porém não existe setor produtivo agropecuário sem a defesa”, disse a diretora.

uemaeaged2A coordenadora do Programa de Pós-graduação profissional em Defesa Sanitária Animal, Viviane Correia Coimbra falou sobre a criação do evento. “O curso surgiu a partir de discussões no Programa e de grupos de trabalho, que vem há alguns meses trabalhando no desenvolvimento de controle de parasitos a ser implantado. O Programa sente honrado em poder atender essa demanda tão relevante para a agropecuária do estado”, ressaltou a professora.

Na oportunidade, a pró-reitora de Pós-graduação da UEMA, Rita Seabra, destacou a importância do curso para o setor agropecuário do estado “Esse evento mostra a junção de instituições de ensino, pesquisa e órgãos governamentais num esforço conjunto para o desenvolvimento de uma ação pioneira que visa o melhor desenvolvimento do setor agropecuário no maranhão. A UEMA irá colaborar para atingir as metas que serão traçadas nesse encontro”, afirmou a pró-reitora.

A programação do evento durante a manhã contou ainda as palestras “Programa Nacional de erradicação e prevenção da febre aftosa – plano estratégico 2017 – 2026”, ministrada pelo Coordenador em Defesa Animal da Aged, Aymoré Fernandes e pela fiscal do programa estadual de prevenção da febre aftosa, Jucielly Campos Oliveira; e “Conceitos Básicos de Parasitos Bovinos”, ministrada pelo professor Lívio Martins Costa Júnior.

Além de palestras, o evento conta ainda com mesa redonda e visita técnica ao IFMA.

O curso, que será realizado até o dia 06 de fevereiro, está sendo transmitido ao vivo para os servidores da Aged em todo o estado.

uemaeaged3