UEMA reforça parceria com a DPE em prol do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

Por em 16 de fevereiro de 2019

PHOTO-2019-02-15-20-39-57A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), juntamente com a Defensoria Pública do Estado (DPE) discutiram, dia 14/02, a oferta de capacitação para conselheiros tutelares, profissionais de saúde e de educação sobre o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Uma forma de difundir os conhecimentos em direitos humanos voltados para prevenção, notificação, repressão e identificação de casos de violência.

O UemaNet produzirá documentários e vídeos sobre a temática para a campanha, lançada recentemente pelo DPE, além de desenvolver o curso de capacitação, que beneficiará 100 municípios do interior do Estado, por meio da educação a distância da UEMA.

“Penso que é papel social da UEMA apoiar e tornar possível toda formação em prol de uma sociedade digna, e a temática dessa campanha ‘enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes’ é relevante e imprescindível para o Estado do Maranhão. A UEMA, por meio do UemaNet, com sua expertise em democratizar a educação irá produzir um documentário e, ainda, formatar um curso de pós graduação na área”, explicou a Coordenadora do UemaNet”, Profa. Ilka Serra.

A proposta de criação de um curso de pós-graduação e de um projeto de pesquisa voltada para a prevenção da violência contra a criança e o adolescente possibilitará o mapeamento e estudo mais aprofundado acerca desse tipo de violência.

Participaram da reunião, a Coordenadora e a Assessora Técnica do UemaNet, professoras Ilka Serra e Eliza Flora Muniz; o Defensor Público Geral, Alberto Bastos; o Defensor Público responsável pelo Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), Davi Rafael Veras; e os representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDHIPOP), Patrícia de Melo e Ricardo Alvarenga. Esta última mobilizará o público alvo da capacitação.