Vice-reitor da UEMA recebe alunos que participaram do Programa “Cidadão do Mundo”

Por em 21 de fevereiro de 2019

IMG_3150O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales, recebeu na tarde de ontem (20), na sala de reuniões da Reitoria, Campus Paulo VI, alunos da UEMA que participaram das edições do Programa “Cidadão do Mundo”, promovido pelo Governo do Estado do Maranhão.

O Programa tem o objetivo de oferecer intercâmbio internacional, com foco em idiomas estrangeiros (inglês, francês e espanhol) aos jovens maranhenses entre 18 e 24 anos, egressos do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino, vinculadas a entidades paraestatais ou fundações sem fins lucrativos. Além de incentivar a capacitação bilíngue, o programa também visa promover a integração cidadã e estimular a carreira acadêmica dos jovens.

Estiveram presentes o assessor de Relações Internacionais da UEMA, Thales Andrade e integrantes da sua equipe; o assessor do Centro de Ciências Tecnológicas(CCT), Lúcio Flavio de Albuquerque Campos; o secretário do Curso de Direito, Rafael, representando a diretora do Curso Jaqueline Demétrio; a diretora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Andréa Duailibe; e a coordenadora do Núcleo de Línguas da UEMA – NUCLIN, Jeanne Ferreira de Sousa da Silva.

E alunos que participaram das edições: Andressa Mendes Alves (Medicina Veterinária), Cassia Cristina Penha (Direito), Francisco José dos Santos (Engenharia da Produção), Hortenezia Karolyny de Sousa Barcelos (Arquitetura e Urbanismo), João Victor Castro da Silva (Arquitetura e Urbanismo), Lílian Moraes Leite (Direito) e Walbenice Marques dos Santos (Arquitetura e Urbanismo). Alguns dos participantes já se graduaram, outros ainda estão em processo de conclusão dos Cursos.

De acordo com Walter Canales, “o intuito desse encontro foi de termos a ciência do que os nossos alunos vivenciaram a partir na sua ida ao exterior pelo Projeto Cidadão do Mundo, saber sobre suas experiências. Vocês são os atores principais dessa reunião, quero que falem como foi esse processo, o que houve de mudanças, pois acredito que a partir desse intercâmbio a visão de mundo se modifica e que é possível a partir de um desejo ir atrás e conseguir realizá-lo”.

DSC_0060O assessor de Relações Internacionais da UEMA, Thales Andrade, destacou que a ARI está à disposição para apoiar os alunos na busca de novas oportunidades fora do país. “Existem diversos editais abertos e é importante que os alunos despertem e aproveitem para realizar intercâmbios, pois a participação nesses editais tem resultado e de fato funcionam”, destacou.

A egressa do Curso de Arquitetura, Hortenezia Karolyny de Sousa Barcelos, falou de como foi o processo de seleção. “Após as inscrições, a primeira etapa da seleção, foi a partir da nota do ENEM, quem tinha as maiores notas concorria aos cursos de imersão em línguas. Depois houve o teste de nivelamento para saber qual nível cada aluno estava. Durante três meses, os alunos fizeram o curso e ao final era realizada uma avaliação composta de três etapas, a partir do resultado foram selecionados os alunos para o intercâmbio”, disse Hortenezia.

Para a aluna Cassia Cristina Penha, do Curso de Direito, que esteve em Madri-Espanha, “o espanhol é uma língua muito relevante e, inclusive, nós deveríamos valorizar um pouco mais porque estamos dentro da América Latina e aqui poucos sabem falar Espanhol. Nós valorizamos muito mais o inglês, sendo que nossas relações comerciais podem ser estreitadas com os países de língua espanhola. Aprendi a valorizar tanto a minha cultura como a deles. Pude me tornar um pouco mais independente, tendo que administrar a minha vida. No começo, foi um pouco complicado, mas depois fui me adequando à situação. Foi uma experiência incrível. A gente volta com uma visão de mundo totalmente diferente, pois nossa mente se expande”.

Cidadão do Mundo é um programa implantado desde 2016 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e da FAPEMA, com duração de três meses.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho