Alunos são recepcionados para o início do ano letivo no Campus Caxias

Por em 12 de março de 2019

20190311_180230Nesta segunda (11/03), acadêmicos calouros e veteranos foram recepcionados no Auditório Leôncio Magno, no Campus Caxias, na cerimônia de Acolhida que marcou o início do período 2019.1.

O presidente do Diretório Acadêmico, Adão Silva, cumprimentou os presentes: “Sejam bem vindos. Com essa Acolhida estamos iniciando as atividades referentes ao primeiro semestre de 2019”. Ele pediu que os calouros ficassem de pé para serem saudados.

Em seguida falou a Diretora do Centro, Professora Jordânia Pessoa: “Boa noite. Saúdo a todos, sejam bem vindos. Calouros e veteranos. Começa uma nova etapa nesse semestre na UEMA Caxias”.

A equipe da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) também se apresentou. O professor Gonçalo, do Departamento de Biologia, falou pelo grupo: “Acreditamos que a única forma de mudarmos a situação que nosso estado vive – de ter índices baixíssimos no ensino de Ciências – é através da educação. Isso tem que mudar. E muda quando a educação muda de forma expressiva. Principalmente no ensino de Ciências. É na Ciência que podemos descobrir, enquanto professores e instituição, novos cientistas e pesquisadores, que serão aqueles que promoverão o desenvolvimento de nosso estado”.

20190311_184708A Coordenadora de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), professora Marília Albuquerque de Sousa Martins, exibiu slides sobre o Programa de Assistência Estudantil e explicou alguns pontos: “O Programa foi consolidado em 2018. Vinha fazendo muitas concessões de auxílio, mas nada que estivesse regulamentado. Foram passadas, através do Conselho de Centro, resoluções que regulamentam de uma vez por todas os direitos e serviços em benefício do aluno. Existe uma equipe de seis pessoas que trabalha efetivamente na concessão desses auxílios. O Programa da UEMA está consolidado”.

Ela resumiu os auxílios em dois tipos: um considera o perfil sócio econômico do aluno através de editais e o outro trata de recursos a para apresentação de trabalhos em eventos. “No sócio econômico o aluno dispões do Auxílio Alimentação; Bolsa Permanência; Auxílio Creche e o Auxílio Moradia. Estes dão uma visibilidade do perfil dos alunos”, disse.

Ela citou que o Campus Caxias se destaca em alguns benefícios. “O Centro com maior demanda em Bolsa Permanência é o de Caxias. O que considero mais importante para a instituição é o concedido para alunos que se envolvem em um trabalho, elaboram um artigo científico e o submetem em um evento. É o Auxílio Financeiro Para Participação de Estudantes em Eventos Acadêmicos. A produção acadêmica aqui em Caxias é altíssima (em toda a UEMA é o de maior produção; o que leva o nome da UEMA, em maior quantitativo para fora; e na qualidade dos trabalhos apresentados. Sugiro que vocês façam um evento para terem conhecimento das produções dos colegas de vocês que são apresentadas lá fora e muitos desconhecem. E verem a importância do Campus Caxias para a UEMA”.

No encerramento, a Diretora Jordânia Pessoa pediu que os representantes das Atléticas se apresentassem: “Os alunos estão se mobilizando. As Ligas Acadêmicas que hoje estão constituídas na UEMA foram resultado de uma mobilização de Caxias. As Atléticas estão nas mais diversas instituições de Ensino Superior no Brasil, envolvidas em eventos nacionais. Agradeço a presença de todos”.

Por: Emanuel Sousa.