Mais de 400 alunos da UEMA colam grau em São Luís


Por em 21 de março de 2019



DSC_0139A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, na noite desta quarta (20/03), solenidade de colação de grau. Foram mais de 400 novos profissionais qualificados para o mercado de trabalho, oriundos de 27 cursos de graduação da Universidade.

O Reitor da UEMA, Gustavo Costa, grifou que esse momento ímpar ficará gravado na memória dos concludentes. “Momento em que o passado se encontra com o presente e descortina possibilidades para o futuro. Nada acontece por acaso, a vitória vem depois de muita luta, de muitos anos, à custa de muitos sonhos. Este é um momento de muita intensidade para todos nós, onde temos a certeza que fizemos o nosso melhor, tanto a Universidade quanto os formandos. Reafirmamos aqui a nossa missão de reproduzir e difundir conhecimento, levando a transformação de vidas para transformar a sociedade”, disse ele.

DSC_0191IMG_3211Ele, ainda, aproveitou para dizer: “Creiam que suas vidas, desde sempre, e, principalmente, a partir de agora é fruto de suas escolhas. As consequências são diretamente associadas às escolhas que cada um fizerem. Usem seus arbítrios, convoquem seus valores, busquem dentro de casa um o que há de essência da sua existência aprendida em casa, na escola, com os amigos, com a Universidade. Levem com vocês o orgulho de pertencer para sempre a esta Universidade, o orgulho de ser UEMA”.

O formando José Diogo Tavares, do curso de Administração, foi o orador oficial dos concludentes da noite. Em seu discurso, destacou que “foram tantas histórias vividas e reunidas no mesmo período, orgulho e gratidão varejando nossos olhos. É um sentimento que inunda todos nós, familiares, amores, universidade como um todo”.

Ele, ainda, complementou: “Não foi fácil, mas conseguimos e com fé em Deus conseguiremos muito mais”.

O Paraninfo da noite, professor Haroldo Bandeira, do curso de Letras, representando todos os paraninfos dos demais cursos, realçou que “é gratificante essa sensação de perceber a aura de felicidade, a atmosfera de orgulho neste ambiente. Digo que a vida é uma via de mão dupla, o que nos proporciona novos desafios e novos adversos. Os senhores acabaram de finalizar mais um projeto dentro da viagem das suas vidas, mais um sonho, e é só o começo”.

DSC_0180“Não esqueçam que essa cerimônia cria um divisor de águas em suas vidas, que Deus lhes conceda sabedoria e sensatez ao longo dos seus dias”, finalizou o paraninfo.

O Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação, Davi Telles, representando o Governador Flávio Dino, aproveitou a oportunidade para afirmar que esse é um momento de cada um relembrar os momentos, dissabores, delícias, dificuldades, aprendizados, experiências desses quatro ou cinco anos de graduação na UEMA. “Hoje é um marco na vida de todos vocês. É por isso que o Governo do Maranhão nesse exato momento de nossa história leva tão profundamente a educação a sério desde os mais longínquos rincões do Maranhão, desde as escolas de palha e taipa, por meio do Escola Digna, passando pelo fortalecimento das mais diversas esferas do ensino até chegar nas mais altas revoluções do ensino superior e do desenvolvimento científico e tecnológico e o fomento e financiamento das pesquisas que impactam nossas vidas”, destacou o secretário.

A formanda Marilurdes Sousa Ascenção, do curso de Filosofia, foi a juramentista oficial da solenidade. E o Mérito Acadêmico, neste ano, ganhou três colocações: Carlos Alberto Rebouças Lima Filho, do CFO Polícia Militar (1º lugar); Gabriel Silva de Abreu, do curso de Direito (2º lugar); Giselle Galvão Mendes, do curso de Arquitetura e Urbanismo (3º lugar).

O título é concedido a alunos que alcançaram maior coeficiente de rendimento ao longo do seu curso de graduação, e em reconhecimento ao seu desempenho em prol do estudo e atividades acadêmicas.

Texto: Paula Lima

 Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens - Array / noticias-uema