Políticas públicas no ensino superior é tema de discussão durante Encontro Pedagógico

Por em 1 de março de 2019

20190227_160002A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), realizou, dias 27 e 28 de fevereiro, o Encontro Pedagógico 2019, onde discutiram sobre “Políticas Públicas no Ensino Superior: Perspectivas e Desafios”. Participaram do momento professores, servidores e representantes dos alunos.

Na ocasião, foi exposto aos gestores o que deve ser levado em conta no planejamento de gestão dos cursos de graduação. “Estamos no início do ano e creio que é melhor começar usando o diálogo. A gestão passa muito pela afinidade. Tivemos a oportunidade de adequar nossas atividades às Políticas Públicas do Ministério da Educação”, explicou a Diretora do Campus, Profa. Jordânia Maria Pessoa.

A Profa. Dra. Fabíola Santana, Pró – Reitora Adjunta de Graduação, abordou o tema “Gestão de Qualidade e sua Relação com os Indicadores de Avaliação dos Cursos de Graduação”:

“A qualidade pode ser vista como elemento transformador, causando melhoras no aluno, no professor, no curso e na instituição”, destacou a professora durante apresentação.

Ao se reunir com chefes de Departamento e Diretores de Curso, a Profa. Dra. Georgyanna Andrea Silva Morais, professora adjunta do Departamento de Educação do CESC/UEMA, explanou pontos da Experiência de Instrução Normativa referentes à formação pedagógica. Entre os elementos citados estavam: equivalência em relação à carga horária e créditos; disciplinas unificadas, renomeadas, criadas e retiradas; migração de alunos de uma estrutura para outra; alteração na carga horária; mapeamento dos alunos, etc. Discutiram-se meios para melhorar a operacionalização de ações positivas para o Campus.

Uma das organizadoras do evento, a Profa. Cléia Maria Lima Azevedo, do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, se pronunciou: “Esse encontro é importante por iniciar o ano letivo de 2019. Estamos refletindo sobre o Ensino Superior a nível nacional e de UEMA. Delineando nossos trabalhos nos departamentos, nos cursos, detalhando os planos de ação, discutindo e analisando os programas de ensino de forma a ajudar nesse processo de dar qualidade aos nossos cursos de graduação. É uma análise dentro daquilo que se entende como curso superior de qualidade, que deve ser oferecido para a comunidade”.