Professores e alunos de Química lançam livro no Campus Caxias

Por em 25 de março de 2019

livrocaxias2

No dia 22 de março, no Auditório Leôncio Magno do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão, ocorreu o lançamento do livro “Pesquisas Multidisciplinares em Físico-Química e Fertilidade do Solo, Análises Eletroanalíticas Ambientais e Educação”, resultado de pesquisas elaboradas por professores e alunos do Curso de Química da instituição. Estiveram presentes no evento o diretor do Curso de Química do Campus, o professor Raimundo Luís, e a professora Maura Rejanne Amaral, representando a diretora do Centro, Jordânia Pessoa, além de outros integrantes do corpo docente e familiares.

O organizador da obra, o professor Manoel Euba Neto, do Departamento de Química e Biologia, falou sobre a obra: “O livro é um apanhado de pesquisas e possui 16 capítulos. São projetos concebidos e desenvolvidos por mim, como orientador, com alunos bolsistas de diversos programas PIBIC (FAPEMA, UEMA CNPQ). São pesquisas acadêmicas básicas, mas de grande importância, envolvendo fertilidade do solo, adubação, análises eletro analíticas ambientais (onde se investiga a contaminação da água e solo pelo descarte irregular de medicamentos). Há também um capítulo que aborda a Base Nacional Comum Curricular”.

O professor convidou colegas do curso para compor o livro: as professoras Quésia Guedes da Silva Castilho e Maura Cunha Silva. O professor Euba Neto ficou responsável por 10 capítulos, junto com seus orientandos. A professora Quésia ficou com 5 capítulos (também com os orientandos) e a professora Maura Célia com um.

livrocaxias3As pesquisas abrangem um período de 5 anos. “Acreditávamos que as pesquisas feitas ficam muito  restritas, apenas guardadas na Biblioteca do Campus. Achamos necessário dar mais divulgação, para que as pessoas conhecessem nosso trabalho. Acredito também que o livro contribui para elevar a autoestima dos professores e alunos do curso. Eles vão se sentir mais confiantes e estimulados para desenvolverem trabalhos semelhantes. Creio que isso contribui de modo positivo para o desenvolvimento da pesquisa científica do CESC/UEMA, em especial do Curso de Química”, afirmou o professor Manoel Euba Neto.

Um total de 18 graduados e graduandos participaram da elaboração do livro. Uma das co-autoras foi Adriana Feitosa: “Meu capítulo trata do desenvolvimento de um eletrodo capaz de detectar dipirona em água de rio. Isso foi feito através de um método não muito caro como o que é usualmente aplicado. Foram dois anos de pesquisa, tanto meu como de todos os co –autores. O processo de escrita também foi desafiador e demorado. Exigiu muita pesquisa, pois nessa área há poucos trabalhos escritos e a maioria está em inglês. Nunca imaginei ter um capítulo num livro; fico muito feliz. Como o professor Euba falou, isso nos ajudará muito em um processo de mestrado ou outra pós-graduação. Conta muitos pontos”, disse.

livrocaxias4 livrocaxias

Outro co-autor foi Jaíque Cardoso do Nascimento Silva: “É um momento histórico. A obra é de suma importância para nós acadêmicos –futuros mestrandos e doutorandos. É uma contribuição não só para o curso de Química. Se faz necessário ter mais obras e incentivos na parte científica e na nossa educação enquanto acadêmicos. O capítulo do qual participei trata da análise do solo. Pudemos trabalhar as principiais fontes que dão características a ele. Também investigamos o ferro, o fósforo e o alumínio e seu comportamento dentro das lavouras, sendo elas cultivadas ou não”, explicou.

A obra está depositada na Biblioteca Nacional. A própria editora (CRV, de Curitiba) se encarrega de divulgá-la nos eventos correlacionados com áreas de pesquisa que ela abrange.

Orientandos do Prof. Euba Neto:

Iara Morgana Conceição Santos

Yrla Patrícia da Silva Moura

Valdir Morais Silva Júnior

Israel Oliveira de Carvalho

Jaíque Cardoso do Nascimento Silva

Ronéria da Silva Morais

Iza Maria dos Santos Moraes

Raylto Monteiro Diniz

Wilame Brito da Silva

Orientandos da Profa. Dra. Quésia Guedes:

João Paulo do Carmo Cunha