Reitor se reúne com a presidente do Iphan Nacional

Por em 28 de março de 2019

REUNIÃOIPHANUEMA

O reitor da UEMA, professor Gustavo Costa, teve audiência nesta quinta, 28, em Brasília, com a presidente do IPHAN-Nacional, Kátia Bogéa.

O primeiro pleito do reitor foi quanto ao prédio que será destinado ao Curso de Música, localizado no Centro Histórico. Essa reforma integra o Programa de Aceleração de Crescimento – Cidades Históricas, e depende da conclusão dos projetos para ser licitado.

A Uema e o IPHAN acertaram-se quanto à finalização dos projetos, mediante a participação efetiva de técnicos da universidade. A presidente Katia Bogéa comprometeu-se, após essa etapa, com a agilização no processo licitatório e no início das obras, compreendendo a importância e a urgência daquele espaço para o curso de Música, além do aspecto tocante à preservação do patrimônio arquitetônico e cultural Maranhense.

“O Curso de Música, criado há quase 15 anos, precisa de um prédio próprio e que atenda as suas especificidades. Temos avançado em termos de concursos públicos para docentes e aquisição de instrumentos, mas o espaço adequado para a formação é prioridade absoluta”, disse o reitor.

Outro ponto tratado na reunião foi a reforma do imóvel localizado no largo de Santo Antônio, em frente à Escola Modelo, para ser o Memorial da UEMA e da educação superior pública Estadual. Prevista também no PAC- Cidades Históricas, a reforma do prédio será objeto de um esforço conjunto, cabendo à Universidade a participação na etapa dos projetos arquitetônicos e executivos. Além disso, a Instituição viabilizará junto ao governo do Estado a regularização do imóvel.

“Trata-se de um projeto de grande significado institucional e também para as futuras gerações em termos de pesquisa, além de contribuir para a revitalização daquela aérea”, enfatizou o reitor.
Além disso, também foi discutida proposta de um curso de especialização em área de mútuo interesse: a orçamentação de obras públicas, com ênfase em prédios históricos.

A presidente Katia Bogéa disse que o IPHAN está de portas abertas para os projetos da UEMA e enalteceu a parceria que já existe há anos entre os dois órgãos, citando os prédios de História como exemplo . Disse ainda que a pactuação firmada com o reitor certamente vai agilizar muito os projetos em questão .

Participaram ainda da reunião o deputado federal Hildo Rocha e assessores da UEMA e IPHAN.