“Selo de Qualidade OAB Recomenda” é entregue ao Curso de Direito

Por em 18 de março de 2019

IMG_3461A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na manhã de hoje (18), a abertura da Semana de Acolhimento aos calouros do Curso de Direito, promovida pelo Curso de Direito; Departamento de Direito, Economia e Contabilidade e Centro Acadêmico – CALUTA.

Na oportunidade, houve a entrega oficial do “Selo de Qualidade OAB Recomenda” que o Curso de Direito da UEMA recebeu do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília – DF. O título é conferido a instituições cujos cursos apresentam elevado padrão de qualidade.

Participaram da solenidade o reitor Gustavo Pereira da Costa; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Nicodemos Araújo Costa; o chefe de departamento de Direito, Economia e Contabilidade, Marcelo de Carvalho Lima; a diretora do Curso de Direito, Jaqueline Demétrio; e a aluna Isabele Cantanhede, presidente do Centro Acadêmico do Curso de Direito – CALUTA.

O reitor Gustavo Costa disse: “viemos hoje recepcionar os calouros e também fazer a entrega oficial do Selo de Qualidade OAB Recomenda para o Curso de Direito. Esse simbolismo cria a oportunidade de enaltecermos o trabalho que vem sendo desenvolvido por professores e alunos nestes 10 anos de existência do curso e que culminou com o reconhecimento pela OAB Nacional da capacidade de formação jurídica que nosso curso oferece”.

IMG_3446“É uma honra também fazer no dia de hoje esta entrega porque é aqui que deve ficar esse título, para inspirar os novos estudantes, os jovens que aqui chegam a manter esse elevado nível. Que o Selo possa ser uma conquista permanente a apontar para a excelência do ensino jurídico que fazemos na UEMA”, finalizou o reitor.

A diretora do Curso de Direito, Jaqueline Demétrio, destacou que o “Selo de Qualidade OAB Recomenda” é proveniente da combinação de dois critérios – a performance no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/INEP) e o índice de aprovação no Exame de Ordem. O selo representa um reconhecimento público da qualidade de graduações em Direito no Brasil.

Nesta edição, dos 1.212 cursos que atenderam às exigências para participar da pesquisa, somente 161 foram premiados com o Selo. O Selo, desse modo, constitui um verdadeiro serviço público prestado à sociedade pela OAB. É, acima de tudo, um manifesto em defesa da cidadania brasileira, que será mais fortalecida na proporção em que forem mais capacitados os profissionais encarregados de defender seus direitos.

Direito UEMA

O Curso de Direito foi criado em 29 de março de 2006, e teve autorização para funcionamento, em São Luís, no ano de 2008, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Campus Paulo VI.

Atualmente, o corpo docente é composto por professores efetivos, Mestres e Doutores. A primeira turma concluiu o Curso em 2012, e teve a primeira participação no Exame da OAB, na VII edição, com 7 inscritos.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Ferreira