UEMA, Hospital Aldenora Belo e a Fundação Antônio Dino realizam ação da Campanha Março Lilás

Por em 29 de março de 2019

DSCN8686

Nesta sexta-feira (29), o Serviço Social Médico e Psicológico da Universidade Estadual do Maranhão em parceria com a Fundação Antônio Dino e o Hospital Aldenora Belo realizaram ação da Campanha Março Lilás de Conscientização e Combate ao câncer de colo de útero.

Segundo chefe do Serviço Social e Médico, Adriano Almeida, a campanha Março Lilás tem como objetivo levar informação e estimular as mulheres para a prevenção contra o câncer de colo de útero. “A campanha visa ainda alertar as mulheres sobre quais os principais sinais e sintomas que servem de alerta para a procura por ajuda médica”, disse Adriano.

Durante o todo o dia foram oferecidos gratuitamente 100 exames preventivos papanicolau. OsDSCN8698 atendimentos foram realizado no consultório móvel do hospital Aldenora Belo, que foi instalado no prédio do curso de Ciências Biológicas. Os exames foram disponibilizados para alunas, professoras, servidoras e pessoas da comunidade.

Segundo a enfermeira do Hospital Aldenora Belo, Luciana Coelho de Sá, o câncer de colo de útero é um dos que está tendo maior incidência no estado, por isso a importância de realizar ações como essa. “O hospital Aldenora Belo que é referência no estado em tratamento de câncer, juntamente com a UEMA, está em conjunto para tratar e prevenir o câncer de colo do útero, que se for tratado nos estágios iniciais têm mais de 90% de chance de cura. Por isso a relevância de realizar campanhas como essa, pois nem sempre a mulher trabalhadora tem tempo de ir no consultório, então o consultório vai até essas mulheres realizar os exames”, afirmou Luciana.

Para a dona de casa, Nagela Castelo Branco, a campanha foi uma grande oportunidade de realizar o exame: “Nem sempre a gente consegue ir aos hospitais ou até mesmo não tem vaga, então por isso acho essa ação muito importante para a comunidade, pois facilita o acesso ao exame a quem por algum motivo não pode ir a uma clinica”.

DSCN8701DSCN8672

Por: Polyanna Bittencourt