UEMA realiza aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação

Por em 15 de março de 2019

IMG_3161A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta sexta (15/03), aula inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Educação, cujo objetivo é atender as demandas formativas de profissionais da área. O curso inicia dia 18 de março, com aulas de segunda a sexta (turno matutino), no prédio do Curso de Pedagogia do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN).

Participaram do momento, a Pró-Reitora de Pós-Graduação da UEMA, Profa.Rita Seabra; o Coordenador do Mestrado, Prof.Severino Avilar; a Coordenadora de Pós-Graduação, Profa.Ana Lucia Cunha; e a Diretora do CECEN, Profa.Maria Goretti Cavalcante.

Tendo como foco a educação básica, o curso conta com profissionais de licenciatura, professores da educação básica, coordenadores pedagógicos, supervisores e gestores escolares e de sistemas de ensino, públicos e privado. Profissionais, que desejam aprimorar e ampliar os conhecimentos nessa área, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade da educação.

“Trabalhamos desde 2015 em prol dessa proposta. Em 2018 conseguimos a aprovação. Uma vitória, um marco. Somos cientes dos perversos indicadores sociais e educacionais, nos defrontamos com um quadro de profissionais que precisam urgentemente construir esse referencial teórico, prático e crítico na sua formação. Sabemos que os cursos de graduação, a formação inicial, não tem sido suficiente para enfrentar os problemas que as escolas públicas e o sistema de ensino apresentam. Então, o mestrado vem exatamente com esse propósito de interferir decisivamente dentro desse quadro, contribuindo para a formação desses profissionais para que tenham a condição de interferir dentro dess dita realidade problemática em que se encontra o Estado do Maranhão”, disse o Coordenador do Mestrado, Prof.Severino Avilar.

Ainda de acordo com o coordenador “o mestrado vem com o ideario de se constituir num programa de pós-graduação, que haverá de avançar para um doutorado daqui a quatro anos, com a avaliação da CAPES. E aqui nós estamos cientes de que temos um quadro de professores aguerrido e compromissado para ajudar a Universidade nesse processo”.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação da UEMA, Profa.Rita Seabra, destacou que “os selecionados tem muitos compromissos com o curso e com as instituições de onde vieram, com forma de trasformar uma realidade com as ferramentas do curso. Uma responsabilidade grande para cada um. Então, o desejo é de muito sucesso”.

Ela, ainda, aproveitou a oportunidade para citar o PROQUALIT. “O programa tem o objetivo de apresentar os resultados e números a respeito do crescimento de publicação de artigos científicos, programa de pós-graduação, bolsas de mestrado e doutorado, além de capacitações recursos e inovações dos programas de pós-graduação”.

Na ocasião, ainda, houve palestra com o tema “Gestão Educacional e Formação de Professores: Desafios e Resiliências”, ministrada pela Dra.Elisângela Scaff, da Universidade Estadual do Paraná (UFPR).

Por: Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho