UEMA realiza colação de grau em Timon

Por em 28 de março de 2019

IMG_3703

Foi realizada na noite desta quarta-feira (27), a cerimônia de colação de grau do Campus Timon da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A outorga foi concedida a 55 formandos dos cursos de Administração Bacharelado, Letras Licenciatura e Pedagogia Licenciatura.

O formando José Luan Sousa Oliveira, do curso de Letras, foi a orador oficial dos concludentes e em discurso agradeceu a UEMA por ter propiciado, com qualidade, a formação que escolheram e aos professores por acompanharem de perto o progresso acadêmico de cada um. “Através da nossa profissão esperamos retribuir a sociedade os conhecimentos adquiridos na nossa instituição. Tivemos o privilégio de ter professores com peculiaridades inesquecíveis. Esse momento é insuficiente para registrar, o que nós, formandos vivemos durante esses quatros anos. A noite de hoje, é de agradecimento, pois o que parecia improvável tornara-se realidade e as pedras que outrora dificultava a caminhada agora são apenas lembranças, porque toda jornada exige perseverança de quem decide vencer”. disse.

A paraninfa da noite, a professora do curso de Pedagogia, Francisca Jelma da Cruz Sousa enfatizou, “ aproveitem essa semana de comemorações, vocês merecem. Depois iniciem com fé, força e sabedoria para essa nova fase. Obrigada pela confiança e carinho nesse percurso formativo e que meus erros e acertos, como professora, possam ser ensinamentos para a vida profissional de vocês”.

IMG_3647A diretora do Campus Timon, Edite Sotero Leal, afirmou que os novos formando fazem parte de uma seleta parte da população brasileira com curso superior. “Nessa perspectiva posso dizer que a Universidade Estadual do Maranhão tem prestado um importante papel como instituição formadora de opinião e preparadora de pessoas para o trabalho e para a vida. A UEMA segue firme em seu propósito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão com responsabilidade, credibilidade e excelência. Com isso, quero parabenizar todos os formandos dessa noite pela sabedoria na compreensão de que os estudos são portas de entrada para o devir”, destacou.

Em seu discurso o vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana menciou o privilégio em estar à frente desta cerimônia que tem significado ímpar na vida de homens e mulheres e todos os seus familiares. Para ele, a UEMA tem papel fundamental como instituição de ensino superior e tem como missão, produzir e disseminar conhecimento para o desenvolvimento da cidadania e aperfeiçoamento profissional.

“A missão da UEMA se encontra com a história de vocês, em um caminho percorrido que chega até o dia de hoje. Vocês se encontram em uma categoria privilegiada que representa o topo da pirâmide educacional brasileira. Faço votos que sejam atores da transformação de suas vidas, de seus familiares e da sociedade como o todo. O poder do conhecimento e o seu comprometimento pessoal são fundamentais para o êxito na vida e no mercado de trabalho. Finalizo dizendo, não esmoreçam frente às dificuldades, estudem sempre, se coloquem em movimento contínuo para adquirir novos conhecimentos, sejam pró-ativos, não se acomodem e busquem oportundades”, disse o vice-reitor, Walter Canales.

IMG_3661Como forma de destaque e reconhecimento pelo desempenho durante a graduação, a UEMA torna pública a valorização do seu corpo discente e com isso, instituiu, por meio da resolução do Conselho Universitário, o título de Mérito Acadêmico. Este título é concedido aos alunos que alcançaram maior coeficiente de rendimento ao longo do seu curso de graduação.

Neste ano, o título de Mérito Acadêmico ganhou três colocações: o terceiro lugar ficou com o recém-graduado, João Pedro Maciel de Oliveira, do Curso de Administração; o segundo lugar ficou com Zanaide Rodrigues Costa, do Curso de Pedagogia e o primeiro lugar do Mérito Acadêmico foi José Luan Sousa Oliveira, do Curso de letras.

Participaram da mesa da cerimônia, o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Roberto Serra; o secretário de Parcerias e Investimentos do município, Vitor Hugo Almeida, representando o prefeito de Timon; o diretor do Curso de Administração, João Airton Santos Porto; a diretora do Curso de Pedagogia, Mailde Alves de Sousa e a diretora do Curso de Letras, Silvana Maria Pantoja dos Santos.

Por: Karla Almeida
Fotos: Paula Lima