UEMA realiza o Acolhimento Acadêmico do primeiro semestre de 2019

Por em 27 de março de 2019

DSC_0040A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), realizou na tarde de ontem (26), na área de vivência do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), o Acolhimento Acadêmico dos estudantes do primeiro semestre de 2019.

A abertura oficial da solenidade contou com a presença do reitor Gustavo Pereira da Costa; do vice-reitor, Walter Canales; do pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; da pró-reitora de Graduação, Zafira Almeida; da coordenadora de Pesquisa, Sandra Imaculada Moreira, representando a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita Seabra; da pró-reitora de Infraestrutura, Fabíola de Oliveira, do pró-reitor de Planejamento e Administração, Roberto Serra; do pró-reitor de Gestão de Pessoas, José Rômulo Travassos; além de coordenadores, chefes de divisão e servidores da PROEXAE; professores e alunos.

O Acolhimento Acadêmico constitui-se como uma ação da PROEXAE com o objetivo de dar as boas-vindas aos calouros. É um dos meios que a Universidade utiliza para demonstrar a satisfação e contentamento que tem em receber os novos alunos e expressar o quanto se dedica para promover uma experiência única a cada um deles, bem como o entusiasmo que tem em poder contribuir para a formação profissional desses discentes.

De acordo com o reitor, Gustavo Pereira da Costa, “a UEMA abre suas portas de forma simbólica como ato IMG_3290 (1)de acessibilidade, de aconchego, de acolhimento para recebê-los. Imagino que foi uma longa jornada em busca por algo maior, o sonho de chegar a universidade.

Estamos recebendo aproximadamente 4200 novos alunos, isso representa o ideal maior da nossa Universidade, oferecer formação cidadã que permita que cada um de vocês possa conhecer mais e com mais profundidade a realidade que se inserem, sejam capazes de atuar politicamente no campo institucional, no exercício dessa cidadania e formarem-se na área que escolheram.

E concluiu, “vivam intensamente o que a universidade tem a lhes oferecer. A chegada de novos alunos na Universidade é o oxigênio novo, é um frescor que nos rejuvenesce. Aproveitem a viagem, o percurso, a caminhada, as descobertas, inquietações, a curiosidade. Que vocês possam se sentir parte da UEMA, vibrando conosco.”

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, enfatizou “alguns eventos dentro da Universidade nos dão a segurança que o ciclo continua. A colação é quando os alunos finalizam, o acolhimento é o início. É muito importante que este ciclo esteja sempre continuando. É um prazer sempre receber novos alunos, apresentar para eles nossos editais, nossos programas de bolsas, com o objetivo que o aluno conclua esse ciclo. Com isso, estamos fazendo nosso papel, formando mão de obra para o estado do Maranhão, espero que todos aproveitem as oportunidades”.

Na ocasião, foi apresentada, através da Gestão Superior, a Universidade, sua estrutura, projetos, programas de assistência estudantil, além da premiação do aluno PAES 2019, primeiro semestre. A assessora de Gestão Ambiental, professora Andréa Araújo, apresentou a assessoria e fez a premiação do Selo AGA.

DSC_0204A professora da Universidade Federal de Rondônia, Andriele Muri, doutora em Educação pela PUC-RJ, proferiu a palestra intitulada, “Letramento Científico e vida acadêmica: perspectiva e possibilidades”.

A premiação “Aluno PAES 2019.1” é a apresentação para a comunidade universitária dos alunos com os melhores desempenhos no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da UEMA (PAES). Foram premiados, por centro, 03 alunos (primeiro, segundo e terceiro lugares).

O aluno Wallace Soeiro Ferreira do curso de Engenharia de Produção, 1º lugar do Centro de Ciências Tecnológicas – CCT destacou, “para mim foi uma grande surpresa ser contemplado com a primeira colocação do CCT da UEMA. Fiz o PAES para obter a aprovação no vestibular sem contar com essa premiação. Portanto, é motivo muita alegria, agora é correr atrás para concluir o curso, que é muito difícil”.

RELAÇÃO DOS ALUNOS PREMIADOS

CCSA