UEMA realiza o I Encontro do PROCAD Amazônia

Por em 12 de março de 2019

IMG_3154 (1)O Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente da Universidade Estadual do Maranhão (PPGAA/UEMA) está promovendo, no auditório do UEMANET, o I Encontro do Projeto PROCAD Amazônia, firmado entre a UEMA, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento acontecerá até a próxima quinta-feira (14).

O evento é promovido pelo PPGAA e é resultado da aprovação de um projeto no Edital PROCAD AMAZÔNIA, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2018. O PROCAD AMAZÔNIA busca a redução das assimetrias da Pós-Graduação da região Norte mais o estado do Maranhão.

O projeto tem parceria com o programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (conceito 5) da UENF e o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (conceito 5) da UFT e tem o objetivo de promover a cooperação entre diferentes instituições e o intercâmbio entre discentes e docentes das três instituições e a melhoria do conceito do programa em processo de consolidação (PPGAA, conceito 3).

De acordo com o professor do departamento de Zootecnia e do Programa de Agricultura e Ambiente, Fábio Figueiredo, “esse projeto tem como finalidade criar possibilidades de mobilidades entre docentes e discente, seja de iniciação científica, mestrado ou doutorado, com o desenvolvimento de parcerias de projetos, coorientações, participação em disciplinas, oferecendo cursos nas instituições, para que assim, ao longo do tempo as publicações em parcerias, os resultado dos projetos em parceria, possam contribuir para a melhoria da qualidade e do conceito do nosso Programa”.

Na tarde de hoje (12), o professor Amadeu Soares, da Universidade de Aveiro – Portugal realizou a palestra intitulada, “Mobilidade Internacional na Pós-Graduação: uma oportunidade e um desafio” em que foram discutidas as possibilidades de intercâmbio entre as diferentes instituições, incluindo a Universidade de Aveiro – Portugal.

“Hoje, nós estamos recebendo o professor Amadeu Soares da Universidade de Aveiro que está tratando sobre o intercâmbio na Pós-Graduação. O professor Amadeu Soares está aqui para conversar e estimular a mobilidade e a internacionalização e abrir as portas da Universidade de Aveiro para os participantes dos Programas”, destacou o professor Fábio.

PROCAD
O PROCAD Amazônia faz parte de uma ação complementar para o fortalecimento da pós-graduação na Região Norte e no estado do Maranhão. Com o apoio a projetos de pesquisa conjuntos, seu objetivo é a construção de redes de cooperação acadêmica, permitindo o uso de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis nas diferentes instituições participantes.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho