UEMA realiza III Seminário de Formação de Gestores no Campus Paulo VI

Por em 20 de março de 2019

IMG_20190320_093824241_HDR (1)

Foi aberto oficialmente, na manhã desta quarta-feira (20), no Campus Paulo VI – auditório do UEMANET, o III Seminário de Formação de Gestores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O evento teve início com duas palestras, uma com o reitor Gustavo Pereira da Costa “Perspectivas e Desafios da Gestão Universitária” e a outra com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Rômulo Travassos “A Gestão de Pessoas na UEMA: Papéis e desafios”.

Durante todo o dia de hoje, a administração superior da universidade discutirá, entre outros assuntos, o que certamente darão novo impulso administrativo à instituição, a Cultura Organizacional: gestão de mudanças; E-mail Institucional e Pacote Office 365: ferramentas auxiliadoras na gestão universitária; Cartão Corporativo: como utilizar corretamente; T&D Como Estratégia de Desenvolvimento Institucional de Profissional; e Gestão Eletrônica de Documentos (GED): benefícios da virtualização de documentos.

O Seminário, que tem a promoção das pró-reitorias de Gestão de Pessoas e de Planejamento e Administração, visa, sobretudo, contribuir para a formação de gestores de todos os centros e pró-reitorias, no sentido de dá a eles ferramentas de informações que viabilize melhor funcionamento de suas áreas.

O professor Gustavo disse que o Seminário é uma estratégia para discutir a gestão universitária. Para ele, as mudanças feitas na estrutura da UEMA exige um perfil de gestor universitário dentro dos desafios e perspectivas das universidades públicas, especialmente na UEMA. “Este momento é uma oportunidade de aperfeiçoamento do trabalho gerencial de desenvolvimento de novas habilidades e de novas competências, a partir do momento em que nos reunimos, nos aproximamos e partilhamos conhecimento.  Isso faz com que a universidade se consolide como um modelo e sistema de gestão eficientes, que nos levam aos resultados institucionais”, declara o reitor.IMG_20190320_093902794_HDR

Na opinião do pró-reitor de Planejamento e Administração, Roberto Serra, o evento trata-se de um esforço da administração superior em balizar as sistemáticas de trabalho para que se tenha uma condição profissionalizada mínima de atuação nos diversos campi da UEMA. “Este é um momento para termos condições de vislumbrar, a partir das boas práticas, aquilo que pode ser melhorado ou que ainda tem condições de absorver um conhecimento novo, tornando todos os nossos processos de trabalho ainda mais eficazes”, mencionou Roberto.

Segundo o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Rômulo Travassos, o Seminário é muito importante para o melhoramento da gestão universitária, mas a ideia é ter um curso de formação que seja mais duradouro, em que nos módulos oferecidos “possamos trazer palestrantes de fora para discutirmos temas atuais que contribuam na formação da gestão dessas pessoas no seu ambiente de trabalho, nas suas coordenações e nas suas direções”, explica Rômulo.

Conforme a diretora do Campus de Timon, Edite Sampaio, a UEMA está de parabéns pela iniciativa, porque o crescimento profissional em uma instituição, só acontece quando os gestores participam de eventos como este. ”No Seminário de hoje, num contexto não muito fácil, de grandes dificuldades, vejo a universidade trazendo todos os seus gestores para esta formação, isto é um desafio, que acredito ser para o bem de todos nós da instituição”, relata Edite.

Já a professora Jordânia Pessoa, do Campus de Caxias, esclarece que, a partir dos debates realizados no Seminário, muitas experiências podem ser adquiridas. “Eu sinto que este encontro de gestores fortalece a instituição, pois “UEMA forte é UEMA unida” e, além de fortalecer a instituição, nos mostra perspectivas e desafios, nesse contexto de crise que vivemos no cenário nacional”, lembra Jordânia.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Edson Ferreira