Acadêmicos participam de Campanha do Hemomar no Campus Caxias


Por em 12 de abril de 2019



caxiashemomar1 Um trabalho conjunto entre a UEMA Campus Caxias e o HEMOMAR (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão), no dia 10 de abril, incentivou acadêmicos e servidores a doar sangue. A campanha externa foi voltada não só para universitários como também para a população.

A diretora da unidade do HEMOMAR em Caxias, Viviane Rodrigues, falou da importância do trabalho itinerante do órgão: “Essa é quarta vez que a UEMA colabora conosco nesse trabalho de doação. Essa parceria é necessária porque os estoques de bolsas de sangue estão constantemente baixos. Quando os acadêmicos ficam sensibilizados e colaboram, isso ajuda a eliminar os mitos que existem sobre doar sangue”, explica.

Márcia Cristina Oliveira Torres, do Curso de História, fez sua primeira doação: “Sempre tive vontade, mas faltava coragem. Quando cheguei e vi a equipe do HEMOMAR, fiquei curiosa. Senti mais vontade ainda e decidi fazer a doação. Gostei e me sinto feliz. Sei que amanhã ou depois é possível que eu salve a vida de alguém. É uma sensação inexplicável”, disse.

caxiashemomar2Calcula-se que uma bolsa de sangue beneficie até quatro pessoas. Durante um ano um homem pode fazer até 4 doações e a mulher, três. Existem condições básicas para doar. Algumas delas são: pesar no mínimo 50kg; ter entre 16 e 69 anos; estar alimentado; apresentar documento oficial com foto e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

No final da campanha mais de 60 bolsas de sangue foram coletadas.

Por: Emanuel Sousa



Últimas Postagens