Aprovados nos cursos EaD da UEMA são acolhidos no Campus Caxias

Por em 29 de abril de 2019

20190426_193629 (1)

Na sexta-feira (26 de abril) foi realizada a cerimônia de Acolhida para os estudantes que ingressam no período 2019.1 na modalidade EAD (Ensino a Distância) da UEMA. Os novos alunos, aprovados nos cursos de Tecnologia de Alimentos e Filosofia, foram recepcionados no Auditório Leôncio Magno, do Campus Caxias.

A diretora do Polo da UemaNet em Caxias, Virna Pereira Teixeira, falou aos novos alunos: “Trabalhar com Ensino Superior à Distância é complexo. Todos os dias me deparo com uma situação diferente, com coisas muitas vezes pequenas, mas que são importantes para o sucesso do processo. Aprendizagem é isso, um pouquinho a cada dia. Temos nossa tarefa como gestores e a de vocês, como estudantes é a autodisciplina”.

A motivação para o estudo e o compromisso em fazer o curso até o final foram ressaltados pela professora Virna: “Isso é o mais importante: dizer todos os dias para si mesmo que vai concluir, porque, infelizmente, ainda existe uma cultura de que alguém precisa dizer o que devemos fazer. Na Educação a Distância vocês não terão isso. E quando se habituarem aos recursos desse tipo de ensino, não vão querer deixá-lo. É uma modalidade que garante ganho de tempo, e a maioria dos que a usam são trabalhadores. Estamos felizes com mais uma turma. Sejam bem vindos”.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Adão Silva, se pronunciou: “Se vocês tiverem alguma reivindicação, podem nos procurar. Sintam-se acolhidos pela UEMA. Queremos envolver vocês não apenas nas questões referente às solicitações, mas também nas atividades do Centro, da comunidade acadêmica”.

A Diretora do Campus Caxias, Professora Jordânia Pessoa, falou da necessidade de aproximar os alunos do EAD da estrutura do Centro. “Fiz questão que essa acolhida ocorresse aqui para mostrar que vocês têm os mesmos direitos dos alunos do ensino regular. Venham sempre à biblioteca, sejam partícipes da universidade. Sintam a UEMA como sendo a casa de vocês”, disse ela.

A dificuldade vivida pelos recepcionados para chegar ao Ensino Superior foi lembrada pela Diretora Jordânia: “O vestibular que vocês fizeram foi altamente concorrido – foram 23 mil inscritos no Maranhão para 4 mil vagas. Sintam a responsabilidade de serem privilegiados. Não abandonem o curso pelo meio do caminho, pois terão tirado a vaga de alguém que gostaria de ter sido aprovado. Vamos começar e chegar ao recebimento do diploma”.

A Coordenadora de Gestão de Polo de Ensino a Distância, professora Lourdes Maria Paula Mota, mostrou como funciona o UemaNet e as etapas do Ensino a Distância da UEMA.: “Muitos pensam que a falta de tempo não lhes permite estudar presencialmente e resolvem fazer EAD por achar que é mais fácil. É uma ilusão. Ele merece atenção especial e muito estudo. Digo isso reforçando a ideia de que vocês precisam de uma disciplina bem cuidadosa”, destacou.

A professora Lourdes detalhou os objetivos dos cursos de Filosofia e Tecnologia de Alimentos e citou que os alunos devem se considerar acadêmicos EAD da UEMA, pois muitos dizem que estudam na UEMANET, como se esta fosse outra universidade: “A UemaNet faz o processo de intermediação dos cursos a distância e desenvolve tecnologias para os cursos a distância e presenciais. Todos os 19 centros da UEMA oferecem cursos a distância e também cursos abertos gratuitos”.

Em seguida foi exibido um vídeo com uma mensagem do Reitor da UEMA, Prof. Dr. Gustavo Costa, e outro da professora Ilka Serra, Coordenadora Geral do Núcleo, com mensagens de boas vindas e desejo de sorte aos alunos.

Texto e Fotos: Emanuel Pereira