Colação de grau em Bacabal gradua 99 formandos

Por em 5 de abril de 2019

4fab1dd4-b8b0-44ba-9bdd-f13fa3f93bb6

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realizou, na noite desta quinta-feira (04), a cerimônia de outorga de grau do Campus Bacabal. A solenidade reuniu gestores, professores, familiares e amigos dos formandos. A colação de grau contou também com formandos do Campus Lago da Pedra.

A outorga foi concedida a formandos dos cursos de Administração, Administração de Empresas Rurais e Cooperativas, Ciências Licenciatura em Biologia, Ciências Licenciatura em Matemática, Enfermagem, Letras e Pedagogia.

A oradora oficial da noite, a formanda Aline Nayara Lopes Silva, do curso de Pedagogia, afirmou: “Faz-se necessário, neste momento, olharmos para trás, para o princípio da nossa jornada acadêmica, quando tudo ainda era incerto. Hoje, diferentemente temos a noção de que uma pequena parte do nosso legado começou a ser construído. Foram anos árduos, contudo, perseveramos e prosseguimos em direção ao nosso prêmio: a tão sonhada conclusão do ensino superior. Estou certo de que nosso esforço de chegar até aqui não foi em vão. Façamos, portanto, a diferença”.

A diretora do Campus Bacabal, Rosy Mary Soares Ribeiro, destacou que a colação de grau representa o dever cumprindo, o encerramento de uma importante etapa, não apenas de formação profissional, mas na vida de cada formando. “A UEMA segue no cumprimento de sua função. E, somente, por meio do nosso Campus já formou aproximadamente 5 mil profissionais, entregando-lhes os diplomas pelos quais tanto perseveram, os quais posso-lhes garantir vão carregados de prestígio de uma universidade reconhecida nacional e internacionalmente”.

813e1a80-e8a4-4590-a503-c2ee2f726425A diretora do Campus Lago da Pedra, Rozilma Soares Bauer enfatizou, “falar com o coração nesta noite, não se constitui apenas em mais uma tarefa de nosso fazer acadêmico, trata-se de uma necessidade, pois graduar quase 100 acadêmicos para disputar o mercado de trabalho nesse atual contexto de incertezas, com certeza não se trata de uma tarefa facilmente exequível. Portanto, venho parabenizar os formandos desta noite, vencedores, cada um a seu modo que souberam enfrentar e superar os desafios”.

O prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda, disse: “Tenho certeza que vocês, formandos, irão exercer uma função muito importante na nossa sociedade. Quero parabenizá-los porque sei que essa caminhada não é fácil. Todos que chegaram aqui hoje são vencedores e, é claro, que a batalha da vida não para por aqui, essa é apenas mais uma etapa”.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, a cerimônia de outorga de grau é momento de celebração e também de prestação de conta com a sociedade. “Quero me manifestar em nome de todo coletivo da Universidade Estadual do Maranhão, a universidade de todos os maranhenses e reafirmar nosso compromisso como a universidade pública, gratuita que busca qualidade, busca ampliar oportunidades e incluir mais e mais cidadãs e cidadãos nos seus cursos, esse é um desafio permanente para nós que fazemos a UEMA. A colação de grau é um momento de prestação de contas para um povo que a mantém. Aqui lutamos para realizar nossa missão e hoje, uma pequena parte da nossa missão se realiza que é a formação profissional. Temos aqui hoje bons frutos, temos o resultado de uma boa colheita”, afirmou o reitor.

Como forma de destaque e reconhecimento pelo desempenho durante a graduação, a UEMA torna pública a valorização do seu corpo discente e, com isso, instituiu, por meio da resolução do Conselho Universitário, o título de Mérito Acadêmico. Este título é concedido aos alunos que alcançaram maior coeficiente de rendimento ao longo do seu curso de graduação.

b7f4fa84-146f-47fe-b141-48e5ae5a5049Neste ano, o título de Mérito Acadêmico ganhou três colocações: o terceiro lugar, Campus Bacabal, ficou com a recém-graduada, Vanessa Oliveira Ventura, do Curso de Administração, e no Campus Lago da Pedra, Eryka Kananda da Silva Moura, do Curso de Letras; o segundo lugar ficou com Aline Nayara Lopes Silva, Campus Bacabal, do Curso de Pedagogia e no Campus Lago da Pedra, Nádia Silva de Jesus, do Curso de Letras.

O primeiro lugar do Mérito Acadêmico, Campus Bacabal, foi Erica Cristina Frazão de Moura, do Curso de Pedagogia e do Campus Lago da Pedra, Rayanny Sousa e Sousa, do Curso de Letras.

A mesa diretora da cerimônia foi presidida pelo reitor, Gustavo Pereira da Costa e foi composta também pela diretora do Campus Bacabal, Rosy Mary Soares Ribeiro; pela diretora do Campus Lago da Pedra, Rozilma Soares Bauer; pelo prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda; pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Antônio Roberto Coelho Serra, pela pró-reitora de Graduação, Zafira de Almeida e pela pró-reitora de Infraestrutura, Fabiola de Oliveira.

Por: Karla Almeida

Fotos: Paula Lima