IV Seminário PROQUALIT é realizado

Por em 29 de abril de 2019

seminárioproqualit2Teve início na manhã desta segunda-feira (29), o IV Seminário do Programa de Qualidade Total dos Programas de Pós-Graduação (PROQUALIT) da Universidade Estadual do Maranhão.

O evento tem como objetivo dar prosseguimento às atividades do Programa, articulando o plano de ação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (2019-2022) à consolidação dos programas stricto sensu.

Participaram da mesa de abertura do Seminário, o reitor da UEMA, Gustavo Costa; o vice-reitor da UEMA, Walter Canales; a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Rita de Maria Seabra; o Pró-reitor de Planejamento e Administração, Antonio Roberto Serra; a coordenadora de Pós-graduação, Ana Lúcia Duarte e o coordenador do PROQUALIT, Tiago Massi Ferraz.

Durante a solenidade de abertura, o reitor Gustavo Costa afirmou que o seminário é uma consolidação das iniciativas acadêmicas, especialmente no tocante à pesquisa e à pós-graduação. O reitor destacou ainda a importância da participação de todos nesse processo.

“O PROQUALIT assume agora uma importância ainda maior que no seu nascedouro, porque nós vamos lidar com os indicadores de avaliação já postos e vamos ao mesmo tempo acompanhar a construção de novos indicadores. Teremos grandes desafios pela frente, logo a participação de todos é fundamental. Por isso, devemos assumir uma tarefa coletiva no sentido que essa consolidação nos leve não só a conceitos mais elevados, notas mais elevadas, mas à clara contribuição, do impacto significativo da nossa produção junto a comunidade científica”, disse.

seminárioproqualit1Segundo o vice-reitor, Walter Canales, o Programa de Qualidade Total dos Programas de Pós-Graduação trouxe uma conscientização para professores, gestores e alunos de como fazer para melhorar o conceito, as notas e conseguir a aprovação de um curso de pós-graduação. “Para a Universidade os frutos já foram colhidos e prova disso são os números de mestrado e doutorado que alcançamos nesses quatro anos. Quero crer que podemos superar, e isso sem perder a qualidade dos cursos já existentes. A administração superior vai fazer sempre o possível pra colocar a pós-graduação stricto sensu como uma de suas prioridades”, afirmou.

De acordo a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Rita Seabra, o seminário é um momento pra fazer uma exposição e esclarecer o plano de ação da pró-reitoria. “Considerando ainda que a Capes vai mudar os critérios de avaliação, o seminário é uma oportunidade de parar, refletir e ver as estratégias que teremos que usar para elevar os conceitos dos cursos de pós-graduação e consiga desenvolver o trabalho com qualidade”, disse.

A palestra de abertura “Os novos critérios de avaliação da CAPES e as estratégias para se alcançar o conceito máximo”, foi ministrada pela Coordenadora Adjunta de Programas Profissionais da CAPES, professora Francisca Neide Costa.

O Seminário, que será realizado até esta terça-feira (30), conta em sua programação com palestras, mesa-redonda, debates e lançamento de livros.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Edson Costa