Professor da Universidade do Paraguai realiza palestra na UEMA

Por em 16 de abril de 2019

IMG_20190416_104028982_HDR (2)Na manhã desta terça-feira (16), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), realizou a palestra “A presença do PCC e do CV no Paraguai: Ciências Sociais, Criminologia e Debates Interdisciplinares”, ministrada pelo professor da Universidade Nacional de Pilar (UNP), Juan Martens.

A palestra, que teve como moderadora, a professora Karina Biondi, do Curso de Ciências Sociais e de Direito da UEMA, aconteceu no auditório do CCSA e contou com a presença de alunos dos cursos de Ciências Sociais, de Direito, e de outras IES.

Conforme explica a professora Karina, o objetivo da palestra foi incentivar a troca de produção de conhecimento e de pesquisa. Foi um IMG_20190416_104135944_HDRdiálogo mais intenso entre os alunos de ciências sociais e de direito sobre o tema, que hoje é muito recorrente no país. “Considero a vertente do direito que é a criminologia crítica, e que esta vertente mais reflexiva, ocupa um espaço muito pequeno nos cursos do Brasil. Neste sentido, a maioria dos profissionais do direito é formada para aplicar as leis, e acho que é importante eles conhecerem essa perspectiva mais investigativa de uma tradição de pesquisa, isso abre um caminho mais seguro na atuação dos estudantes em seus futuros campos de trabalho”, disse Karina.

Para o professor Juan, foi uma palestra criminológica que mostra a necessidade dos alunos de se aprofundarem na área jurídica, de fazer pesquisa empírica interdisciplinar, que o direito usa em outras disciplinas sociais, como a antropologia e a sociologia, para entenderem melhor o fenômeno criminal, que é uma das principais áreas da ciência jurídica. “Na verdade, é uma forma de encorajá-los a fazerem pesquisa empírica”, conclui o pesquisador.

Texto: Alcindo Barros