Reitor Gustavo Costa reúne com presidente da Capes

Por em 10 de abril de 2019

reitor e presidente da CAPES

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa, teve audiência hoje (10), em Brasília, com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Anderson Ribeiro. A reunião foi solicitada pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), que esteve representada pelo presidente em exercício, Rangel Junior, reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A pauta principal dos reitores foi uma maior participação das universidades estatuais na elaboração e execução das políticas de pesquisa e pós-graduação do país. Além disso, procuraram mostrar o impacto social da presença dessas instituições no interior dos estados, e o compromisso que têm com a regionalização e com a inclusão.

Historicamente, por suas características, as estaduais sempre foram alijadas de discutir as ações estratégicas de apoio e de fomento, o que resultou em programas e editais inacessíveis a essas IES.

Na oportunidade, os reitores entregaram ao presidente da Capes um documento conjunto que abordou os seguintes temas: ampliação do financiamento dos programas via PROAP; retomada do edital do Pro-Equipamentos; retomada dos programas Minter e Dinter; mais recursos para bolsas e novas modalidades ; internacionalização; inserção da ABRUEM na discussão dos novos critérios de avaliação dos programas; liberação de recursos para a UAB; entre outros.

O professor Gustavo Costa defendeu um fomento maior para os programas das universidades estaduais, principalmente do Norte e Nordeste. Mencionou os novos programas da UEMA e o esforço da instituição de implantá-los com recursos quase integralmente do orçamento da IES.

Ele abordou sobre o que tem sido feito para manter os programas da instituição, tais como as bolsas criadas para os alunos da pós e o PROAP/UEMA, além da bolsa produtividade em pesquisa e da bolsa pesquisador sênior. Gustavo Costa defendeu que a Capes reconheça esse esforço e coloque um para um os investimentos feitos pelas universidades. Também ressaltou a necessidade de dar regularidade aos editais e ao pagamento do fomento.

O presidente da Capes foi receptivo à pauta da ABRUEM e às pautas particulares das universidades, apresentadas por seus representantes presentes na reunião. Ele expôs sobre as diretrizes para sua gestão, analisou os principais programas e apontou um futuro promissor para atuação da Capes junto à instituições estaduais.

Anderson Ribeiro mostrou-se defensor da regionalização e de um processo de avaliação mais justo e que reconheça peculiaridades de cada região e de cada área. Ele fez uma menção ao professor Gustavo e à UEMA, lembrando do convênio assinado por ambos quando ainda era reitor do ITA. Além disso, comprometeu-se em visitar a UEMA e conhecer os programas de pós-graduação da universidade. Também foram levantadas ideias sobre ações de pesquisa face ao novo momento do Centro de Lançamento de Alcântara.

Ficou agendada uma reunião específica com a diretoria de avaliação da Capes e os reitores para o mês de maio, bem como um painel inteiro da Capes no fórum da ABRUEM, que ocorrerá no mês de junho, em Brasília.