UEMA assina convênio com SEAP para oferta de Especialização em Gestão de Sistema Prisional

Por em 16 de abril de 2019

IMG_0295A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) assinou, nesta terça-feira (16/04), convênio de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). O objetivo é a formação de profissionais, com a oferta do Curso de Especialização em Gestão de Sistema Prisional, na modalidade semipresencial, intermediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet).

A oferta de cursos e pós-graduação na gestão prisional vem sendo compatibilizada com a técnica operacional de segurança pública prisional, a cursos relacionados a dignidade da pessoa humana. “A sociedade é beneficiada com a formação desses profissionais, pois a partir do curso pode-se construir um sistema prisional ressocializador e humanizador, que atenda os objetivos para o qual foi criado”, disse o Reitor da UEMA, Gustavo Costa.

798039c9-848b-4e81-99f0-926044ecdd93Ele, ainda, complementou: “é inegavel o processo de transformação pelo qual o sistema prisional do Maranhão vem passando nesses últimos quatro anos. A preocupação do Governo do Estado com a formação profissional dos agentes, gestores e encarcerados é notória. Que essa especialização aprimore habilidades, possa reforçar comportamentos e promover reflexão”.

“Quando a Secretaria decidiu trabalhar na formação desse curso para atender uma demanda carente, não só no Maranhão, mas no Brasil, que é a educação na área prisional, ela decidiu andar no rumo certo. Então, foi uma construção a diversas mãos, onde construímos o melhor currículo para esse curso. Os gestores serão formados por um novo modelo de educação, não tradicional, e sim pelo uso das tecnologias, mediando o processo da educação. A UEMA junto com seus professores vai construir o melhor curso para que sejamos referência na área”, destacou a Coordenadora do UemaNet, Ilka Serra.

d1613ac6-7806-4dda-8e9e-2dee3e212e75De acordo com o Secretário da SEAP, Murilo Andrade, “o Governo do Estado tem investido significativamente na formação do pessoal envolvido no sistema penitenciário. Nosso intuito é a educação em primeiro lugar e quem ganha com isso é a sociedade”.

A especialização beneficiará 200 gestores da SEAP, sendo a segunda pós-graduação no Brasil com a abordagem na área de gestão prisional. A primeira acontece na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Por Paula Lima

Fotos: Edson Costa