UEMA discute projetos e parcerias com FAMEM, IEL e Deputado Estadual Duarte Jr

Por em 3 de abril de 2019

O Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa, discutiu, nesta segunda-feira (01/04), parcerias com o Presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Erlânio Xavier (Igarapé Grande); o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público, Promotor Claudio Rebelo, representando o Ministério Público; o Superintendente Regional do IEL, Marcos Moura; e o Deputado Estadual Duarte Junior. O objetivo foi discutir projetos e parcerias.

d5069453-31d8-4cb2-b73d-0da9a3ea3781

FAMEM
Na ocasião, foi discutido um projeto de desenvolvimento de software para a Federação. O intuito é a implementação do sistema tributário dos municípios, utilizando o projeto Município Legal do Ministério Público do Maranhão.

“Temos a oportunidade de avançar nesse projeto, com o auxílio da UEMA. Uma vez que a iniciativa tem o objetivo de preparar os municípios, levar o conhecimento necessário para que eles tenham condições de estabelecer seus sistemas tributários prórios e fazer as suas arrecadações dos impostos de competência municipal. E para isso é necessário que estabelaçam uma gestao tributária eficiente. Nesse sentido, a Universidade irá colaborar com nossa equipe de Engenharia da Computação e a expertise que temos na área de TI e Administração, oferecendo conhecimento técnico e nossa experiência para que esse projeto possa ser revertido num bem de elevado impacto social para a população do Maranhão e para os municípios em que habitam”, explicou o Reitor da UEMA, Gustavo Costa.

De acordo com o Promotor Claudio Rebelo, “mais da metade dos municípios maranhenses arrecada em tributos próprios menos de 5% do total de sua arrecadação tributária. Diante desse quadro, veio o projeto. Mas, para que este se desenvolva há a necessidade de um sistema informatizado que permita que os municípios exerçam esse papel. Dessa forma, estamos buscando a parceria com a UEMA, em conjunto com a FAMEM, para construir esse sistema”.

“Com a UEMA, Miistério Público e FAMEM, juntos levaremos à frente esse projeto, que trará excelentes resultados”, disse o presidente da FAMEM, Erlânio Xavier.

Entre os principais objetivos do projeto estão o combate à sonegação fiscal e a realização de ações extrajudiciais e judiciais para garantir a efetividade na arrecadação dos tributos da competência constitucional dos entes federativos.

9e74f61c-7e16-4610-940f-af544e3985c6

IEL
Com o IEL, a Universidade fechou parceria para realização do Congresso IEL de Educação – Caminhos para o Ensino 4.0, que acontecerá nos dias 24 e 25 de abril. Os desafios do novo Ensino Médio, avaliação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o desenvolvimento de habilidades emocionais no espaço escolar, Inovação e Cultura Maker estão entre os temas contemplados no evento.

Na ação, o IEL-MA pretende reunir professores, supervisores e demais profissionais da área de educação, mas também diretores e gestores de instituições de ensino e estudantes do ensino médio, técnico e superior, para discutir como a educação pode preparar pessoas para conviver com as novas tecnologias e estar em sintonia com o futuro do trabalho.

Entre os objetivos do Congresso está a promoção do aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação, com a reflexão sobre diferentes temáticas relacionadas à educação; assim como possibilitar a integração com outras redes educacionais e parceiros institucionais, em um processo de atualização sobre desafios contemporâneos do segmento.

85776b29-1f7d-456f-aba1-13d6da1bab7aDEPUTADO ESTADUAL DUARTE JUNIOR
Durante a reunião, foi discutido o suporte da UEMA na castração cães e gatos, como forma de erradicar a superpopulação destes animais. Na ocasião, foi citado o Centro Cirúrgico Móvel (Castramóvel), um programa implantado pelo Hospital Veterinário da UEMA, onde são feitos atendimentos nos bairros da periferia, possuindo o mesmo objetivo da solicitação do Deputado Duarte Jr.

“Dessa forma, realizaremos a primeira inserção do Castramóvel, inicialmente no bairro da bairro Cidade Operária, realizando atividades no próximo dia 13 de abril, onde levaremos nossa equipe do Hospital Veterinário da UEMA nesse veículo de cirurgia móvel para realizar a castração de animais que serão levados pelos seus proprietários, atendendo uma questão importante de saúde pública”, enfatizou o Reitor.

A ideia é estender a iniciativa para os principais bairros onde há a identificação da extrema necessidade de atendimentto desses animais, no quesito da castração e infertilização.

O Castramóvel tem sala de Tricotomia, Centro Cirúrgico com duas mesas cirúrgicas e uma maca; e sala de Pós Cirúrgico.

Por: Paula Lima

Fotos: Edson Costa