UEMA inicia nova turma do Programa de Orientação para Aposentadoria

Por em 9 de abril de 2019

IMG_4077A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), deu início, nesta terça (09/04), a mais uma turma do Programa de Orientação para Aposentadoria (Pró-Aposentadoria).

O intuito é preparar e sensibilizar os docentes e servidores na busca de novas alternativas e formas de vida após a aposentadoria, corroborando desta forma com as políticas que envolvem a Lei Orgânica de Assistência Social, o Estatuto do Idoso e a Política Nacional do Idoso (PNI).

“É propiciar um espaço de disseminação de informações, orientações e acolhimento a dúvidas e receios, oferecendo suporte nessa nova etapa da vida”, explicou o Pró-Reitor da PROGEP, Rômulo Travassos.

De acordo com Maria de Fátima, Secretária dos Órgãos Colegiados da Universidade, “no Programa aprendemos que esse é só um ciclo que se fecha. Outro se inicia. Aprendemos a ter cuidado conosco, a nos valorizar, a viver mais e com qualidade”.

IMG_4074O programa foi criado para os servidores técnico-administrativos e docentes em condições de aposentadoria nos próximos cinco anos, com processo de tramitação ou não.

As ações do Programa buscam promover a aquisição de conhecimentos que instrumentalize para as providências práticas, como para o enfrentamento de mudanças advindas com a aposentadoria; sensibilizar servidores para o planejamento da aposentadoria; estimular participação em ações voluntárias, visando à inclusão social e oferecer orientações sobre qualidade de vida e saúde que favoreçam o envelhecimento saudável.

A ocasião, ainda, contou com as palestras “Aposentadoria e seus desafios: estratégias e reinvenção”, com a Profa. Carla Vaz; “Autoconhecimento”, com Anne Gabriela; finalizando com um momento de integração e música.

Os encontros acontecem todas as terças até o mês de junho e tem a proposta de se estender para outros campi da Universidade.

Por Paula Lima

Fotos Edson Costa