UEMA participa da reunião da ABRUEM para diálogo sobre a Missão Internacional para a Argentina e o Chile em setembro deste ano

Por em 29 de abril de 2019

Reunião ABRUEM 2019 (4)O assessor para Relações Internacionais (ARI), Thales Passos de Andrade, representou a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) na reunião administrativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), nos dias 25 e 26 de abril, em Foz do Iguaçu, Paraná.

O encontro tem como finalidade avaliar o histórico das missões internacionais da ABRUEM e seus resultados, apresentar o itinerário da Missão de 2019, que visitará Argentina e Chile em setembro deste ano e discutir as áreas prioritárias para cooperação com esses países.

Mais de 40 participantes, entre reitores, vice-reitores e assessores de relações internacionais das universidades associadas à ABRUEM estiveram presentes no evento, incluindo o Consejo de Rectores de las Universidades Chilenas (CRUCH).

No primeiro dia da reunião, o atual presidente em exercício da ABRUEM, Antônio Guedes Rangel Junior, reitor da Universidade Estadual da Paraíba, recepcionou representantes diplomáticos, entidades da educação superior e demais autoridades, na abertura.

O dia teve como objetivos a apresentação da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (ZICOSUR), entidade que objetiva o desenvolvimento do centro-oeste sul-americano, usando todo o seu potencial produtivo através do comércio com os mercados da Ásia-Pacífico, e a exposição geral do sistema de Educação Superior do Chile, indicando as áreas prioritárias com a finalidade de cooperação com o Brasil. As universidades das cidades de Santiago, Concepción e Valparaíso farão parte do roteiro da missão.

Já no segundo dia, foram apresentados o sistema de Educação Superior da Argentina e as datas e as cidades/IES argentinas a serem visitadas. O roteiro da missão no país será divulgado posteriormente pela ABRUEM.

Durante o evento, o assessor Thales de Andrade e a vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), Eliane Segati Rios Registro, assessora de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Norte do Paraná, voltaram a conversar sobre as próximas ações para a candidatura da Rede de Assessorias para Assuntos Internacionais das Instituições de Ensino e Pesquisa do estado do Maranhão (REINTER) para sediar a realização da FAUBAI Conference 2022 em São Luís. O assessor já havia conversado com a presidente da Associação, Maria Leonor Alves Maia (UFPE), e com os demais membros da diretoria sobre a intenção da candidatura, durante a conferência deste ano, realizada entre os dias 13 e 17 de abril deste ano. O apoio da diretoria para a candidatura foi manifestado de maneira positiva.

A reunião também foi uma oportunidade para deliberar sobre o 64º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM que ocorrerá em Brasília, nos dias 13 e 14 de junho de 2019, e terá como tema Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional na Correção de Assimetrias.

ReINTER

A Rede de Assessorias para Assuntos Internacionais das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Maranhão foi criada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) em 2016.

A ReINTER tem por objetivos coordenar e integrar as ações das assessorias de assuntos internacionais, propor e implementar agenda comum de cooperação acadêmica internacional, promover intercâmbio de informações e experiências, realizar eventos vinculados à temática das relações internacionais, e publicar relatório anual com o estado da arte da cooperação acadêmica internacional.

Atualmente as seguintes instituições compõem a Rede:

Por Raysa Guimarães/ARI