UEMA realiza acolhimento da turma de 2019 UNABI em São Luís

Por em 4 de abril de 2019

acolhimentounabiA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), realizou nesta quarta-feira (03), no auditório do UEMANET, o acolhimento da turma de 2019 do Programa Universidade Aberta Intergeracional (UNABI) – São Luís.

Participaram do acolhimento o pró-reitor da PROEXAE, Paulo Catunda; a coordenadora da UNABI em São Luís, Conceição de Maria Pacheco; o promotor de Justiça titular da 16ª Promotoria Especializada (1ª Promotoria de Defesa do Idoso), José Augusto Cutrim Gomes; a Presidente da Comissão do Idoso da OAB/MA, Bruna Feitosa Serra de Araújo; a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UEMA, Marilda de Fátima Lopes e o coordenador de qualidade de vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Luís Álvaro dos Santos Corrêa.

O pró-reitor da PROEXAE, Paulo Catunda, destacou a importância social da UNABI. “O trabalho desenvolvido na UNABI pela UEMA é extremamente relevante para a sociedade. Aqui pretendemos mostrar aos idosos os direitos deles e como ter uma vida produtiva na 3ª idade”, afirmou o pró-reitor.

Segundo a coordenadora da UNABI em São Luís, Conceição de Maria Pacheco, as inscrições ultrapassaram o limite de vagas. Para a coordenadora isso demonstra o reconhecimento no trabalho realizado pela UEMA: “Se o curso tem uma boa aceitação é porque o programa é bom, é um reconhecimento da sociedade no nosso trabalho. A UNABI é um programa social voltado para o envelhecimento saudável e ficamos felizes com essa procura”.

Na oportunidade a aluna egressa da turma de 2018, Judite Silva Castro falou aos novos alunos: “Ser aluna da UNABI foi gratificante! Eu aprendi que eu posso ir mais longe depois de pensar que eu não podia ir mais, aprendi que a vida tem valor e que eu tenho valor diante da vida. Hoje é um momento especial, de renovação, e espero que vocês tenham um ano muito produtivo, em que possam aprender e ensinar lições”.

Durante o evento, a psicóloga gerontóloga, Marcela Lobão de Oliveira, ministrou a palestra “Saúde mental diante do envelhecimento” e o promotor José Augusto Cutrim proferiu a palestra “Os desafios do envelhecimento humano”.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Jonas Sakamoto