UEMA realiza colação de grau do Campus Balsas

Por em 25 de abril de 2019

NFXOE6626Foi realizada na noite desta quarta-feira (24), a cerimônia de colação de grau do Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão. O vice-reitor, Walter Canales, representando o reitor Gustavo Costa, concedeu outorga a 66 formandos dos cursos de Agronomia, Letras, Enfermagem, Medicina e Administração Pública. O momento, ainda, contou com formandos dos campi de Grajaú e Caxias e dos polos EaD Açailândia, Alto Parnaíba, Carolina e Imperatriz.

VVPIE5808O orador oficial da noite, Ramon Chaves Sousa, formando do curso de Enfermagem, disse durante seu discurso, que esse é o início de um novo ciclo. “Sonho é sonho e para que ele se torne realidade é preciso acreditar. Sabemos que nada é fácil, até porque não acaba aqui. Hoje iniciamos um novo ciclo. Então, que possamos ser, além de profissionais, mais humanos. Que o amor pela profissão transforme vidas e que o sonho que hoje se concretiza para nós, se torne inspiração para os outros”, destacou ele.

OLCEE8837A paraninfa da solenidade, a professora Maria Célia Dias de Castro, do curso de Letras, ressaltou a importância da educação. “A educação nos é inerente e mais caro. E neste momento tão singular, quero desejar aos formandos que as lições, os estímulos, cada dia de trabalho, de construção do conhecimento, cada vitória, seja a recompensa pelos esforços numa história de dedicação à profissão que desejam abraçar, com competência, honestidade, verdade e trabalho”, disse.

O Diretor do Campus Balsas, professor Luciano Façanha Marques, afirmou que a colação de grau é uma conquista construída com muita dedicação, compromisso e renúncia. “Não por acaso afirmou Aristóteles: as raízes da educação são amargas, mas o fruto é doce. Queridos formandos, desejo uma carreira exitosa, pautada na ética. Lecionem, produzam, administrem, cuidem das pessoas com muita dedicação, dando sempre o melhor de si, pondo em prática os conhecimentos adquiridos. Guardem carinhosamente todos os momentos vividos em nossa UEMA, multipliquem exponencialmente os conhecimentos e tenham coragem para voar. Jamais se deixem engaiolar pela procrastinação. O Estado do Maranhão precisa de vocês”, afirmou o diretor.

CTTNE2320Em seu discurso, o vice-reitor Walter Canales, destacou que a colação de grau representa a missão da UEMA na formação e na vida de cada um. “Mais um dia feliz. Mais um momento muito importante para a Universidade, porque marca o término da missão da Instituição na formação desses jovens e a colocação deles no mercado de trabalho, de volta à sociedade para exercer a profissão escolhida. A Universidade procurou orientá-los da melhor forma possível e, com certeza, deu a eles a condição necessária para esta nova etapa que se inicia”, realçou.

Como forma de destaque pelo desempenho durante a graduação, a UEMA instituiu o título de Mérito Acadêmico. Este título é concedido aos alunos que alcançaram o maior coeficiente de rendimento ao longo do seu curso de graduação e em reconhecimento ao seu desempenho em prol do estudo e das atividades acadêmicas.

Joirene dos Santos Gonçalves, do curso de Letras - primeiro lugar do Mérito Acadêmico.

Joirene dos Santos Gonçalves, do curso de Letras – primeiro lugar do Mérito Acadêmico.

Este ano o título de mérito acadêmico ganhou três colocações. O terceiro lugar ficou com Manoel Abade da Silva Filho, do curso de Agronomia. A recém-graduada Maressa Laís de Oliveira Coelho, do curso de Enfermagem, ficou com o segundo lugar. O primeiro lugar foi para Joirene dos Santos Gonçalves, do curso de Letras.

Texto e Fotos: Paula Lima