UEMA realiza colação de grau em Itapecuru

Por em 17 de abril de 2019

colacaoitapecuru4

Foi realizada na noite desta terça-feira (16), a cerimônia de colação de grau do Campus Itapecuru da Universidade Estadual do Maranhão.

O vice-reitor, Walter Canales, representando o reitor Gustavo Costa, concedeu outorga a 51 formandos dos cursos de Ciências Licenciatura em Biologia, Formação Pedagógica, Letras Licenciatura, Medicina, Pedagogia Licenciatura e Tecnologia em Agronegócio.

A oradora oficial da noite, a formanda do curso de Agronegócio, Renata Mendes Carvalho agradeceu o apoio dos familiares, professores, funcionários e amigos para a realização do sonho do curso superior, e destacou a força de vontade de cada um para alcançar o seu objetivo. “Nossa caminhada foi longa e difícil, no entanto chegamos, e isso aqui é fruto do nosso esforço, vontade e persistência. Esse momento só está acontecendo pela motivação de vocês. Desejo muita sorte, porque se somado ao talento e ao amor, vamos ir muito mais longe”, disse.

colacaoitapecuru1O paraninfo da solenidade, o professor do curso de Letras, Maurílio Barros Cardoso ressaltou a importância da educação na vida das pessoas. “Quero dizer para todos os que estão aqui que eu não só vivi tudo o que a educação pode fazer com a gente, todo o potencial que ela tem de transformar vida, mas porque eu também vivi o outro lado da desigualdade. Eu me tornei professor porque vi a importância da educação assim como eu também vi a falta que ela faz. Eu vi que a educação pode ser sim de muita qualidade para todos, a gente só precisa começar do jeito certo”, afirmou.

A diretora do curso de Letras, Vanda Rocha, representando a diretora do Campus Itapecuru, Thallita Queiroz, afirmou que a colação de grau é inicio para a realização de sonhos maiores. “Esta noite nos dá a certeza que estamos começando a ter garantia dos nossos sonhos. A gente vai sonhar com coisas grandes, na certeza da educação recebida pela UEMA. Vamos sair daqui com a certeza que nossos sonhos vão ficar muito mais amparados, porque a instituição pública UEMA esteve aqui e marcou a nossa vida”, falou.

colacaoitapecuru2Em seu discurso, o vice-reitor Walter Canales, destacou que a colação de grau representa a missão da  UEMA na formação e na vida de cada um. “Essa cerimônia representa a passagem de vocês pela nossa Universidade, cumprindo esse ciclo de vida e iniciando um novo. Hoje nós temos a honra de está aqui passando vocês para essa nova fase. Esta quem vai receber é sociedade, que é aquela que por meio de seus impostos mantém a nossas atividades públicas, gratuitas e de qualidade”, disse.

Como forma de destaque pelo desempenho durante a graduação, a UEMA instituiu o título de Mérito acadêmico Este título é concedido aos alunos que alcançaram o maior coeficiente de rendimento ao longo do seu curso de graduação e em reconhecimento ao seu desempenho em prol do estudo e das atividades acadêmicas.

Este ano o título de mérito acadêmico ganhou três colocações. O terceiro lugar ficou com Darcyara de Maria Monteiro Mendes, do curso de Ciências Licenciatura em Biologia. O recém-graduado Franklin Almeida Lopes, do curso de Agronegócio, ficou com o segundo lugar. O primeiro lugar foi para Francinaldo Pereira da Silva, do curso de Letras.

meritoitapecuru1

1º Lugar Mérito Acadêmico