UEMA realiza colação de grau em Santa Inês

Por em 4 de abril de 2019

IMG_3867A Universidade Estadual do Maranhão realizou nesta quarta-feira (03), a cerimônia de outorga de grau do Campus Santa Inês.

A outorga foi concedida a 57 formandos dos cursos de Enfermagem, Engenharia Mecânica, Formação Pedagógica de docentes para o ensino fundamental, médio e educação profissional, Letras, Medicina, Pedagogia.

A oradora oficial da noite, a formanda Ananda Sousa Maia, do curso de Enfermagem, durante seu discurso afirmou, “se fizermos um retrospecto de todo o nosso trajeto, veremos que não foi fácil a nossa caminhada. Porém, podemos concluir que a nossa caminhada apenas começou, nada foi fácil e aprendemos que nada será. Aprendemos, entre outras coisas, que a pontualidade e a assiduidade são importantes e que devemos ser solidários uns para com os outros. Que façamos valer a nossa voz e que sem esforço não vamos a lugar nenhum, pois o que alcançamos hoje é só uma pequena parte do que ainda podemos alcançar”.

A paraninfa, professora Mirian Santos Chagas, do curso de Pedagogia, enfatizou “está noite é de júbilo, de alegria, pois se celebra o sucesso da educação. A colação de grau, o ápice da vida acadêmica é, com razão, um momento de celebrarmos conquistas e vitórias. Ao mesmo tempo, representa um movimento de renovação, anunciando que uma nova etapa se inicia, plena em desafios.”

IMG_3864O Diretor do Campus Santa Inês, Josimar Carvalho Porto, destacou: “Caros concludentes, na Universidade Públicas, vocês tiveram contato direto com a realidade socioeconômica do nosso país. Na UEMA, foi-lhes dadas a oportunidade de discutir livremente essas questões, uma vez que somos um espaço democrático e somos também, por natureza, sensíveis aos problemas sociais e afeitos ao debate. Queremos que vocês sejam capazes de engajar-se nas boas causas sociais e que, acima de tudo, se revelem cidadãos íntegros e profissionais éticos. Nós, da UEMA, confiamos em vocês”.

De acordo com a prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel, “luta de vocês continua, para isso é preciso ter planejamento, comprometimento e responsabilidade. Parabéns aos familiares, o estudo e a educação é que nos leva a pensar no município, no estado e no país melhor”.

Para o reitor, Gustavo Pereira da Costa, hoje a vitória é de todos os formando, que são as estrelas a brilharem nesta noite. “Estamos aqui para reconhecer o esforço, a dedicação, o sacrifício, a perseverança, para a realização de um sonho. Uma cerimônia como esta, além de solene, além de formal, significa que o conhecimento está vivo e a vida de todos nós depende deste conhecimento. Além disso, é também um grito de esperança. Nós somos esperançosos na capacidade corajosa do brasileiro de contornar os obstáculos e sobreviver, devemos caminhar firme para a direção que pretendemos seguir.”

IMG_3814Como forma de destaque e reconhecimento pelo desempenho durante a graduação, a UEMA torna pública a valorização do seu corpo discente e com isso, instituiu, por meio da resolução do Conselho Universitário, o título de Mérito Acadêmico. Este título é concedido aos alunos que alcançaram maior coeficiente de rendimento ao longo do seu curso de graduação.

Neste ano, o título de Mérito Acadêmico ganhou três colocações: o terceiro lugar ficou com a recém-graduada, Jennife Alves Almeida, do Curso de Enfermagem; o segundo lugar ficou com Reginaldo da Silva Carvalho, do Curso de Letras e o primeiro lugar do Mérito Acadêmico foi Anne Clay Prata Almeida, do Curso de Pedagogia.

A mesa diretora da cerimônia foi presidida pelo reitor, Gustavo Pereira da Costa e foi composta também, pelo vice-reitor, Walter Canales; pela prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel; pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Antônio Roberto Coelho Serra; pela pró-reitora de Graduação, Zafira de Almeida; pela pró-reitora de Infraestrutura, Fabiola de Oliveira e pelo diretor do Campus Santa Inês, Josimar Porto.

Por: Karla Almeida

Fotos: Paula Lima