UEMA recebe homenagem durante solenidade dos 26 anos da Academia da Polícia Militar Gonçalves Dias

Por em 29 de abril de 2019

WhatsApp Image 2019-04-29 at 15.35.48A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi homenageada durante solenidade em comemoração aos 26 anos da Academia da Polícia Militar Gonçalves Dias, no último dia 26 de abril, no Pátio externo do Quartel do Comando Geral da PMMA–Calhau. A solenidade contou com a presença de autoridade civis e militares, familiares dos cadetes, oficiais e praças da corporação.

“Nos sentimos honrados em receber essa homenagem e orgulhosos em poder participar da formação de 600 bacharéis em Segurança Pública ao longo destes anos, por meio do Curso de Formação de Oficiais (CFO)”, disse o Vice-Reitor da UEMA, Walter Canales.

WhatsApp Image 2019-04-29 at 15.35.50A ocasião foi marcada pela Entrega do Espadim Tiradentes aos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias. No total, 52 cadetes do 1º ano do CFO da 24ª turma receberam o Espadim Tiradentes, símbolo da dignidade, da honra e do compromisso do cadete com a Polícia Militar do Maranhão e a sociedade.

De acordo com a cadete Maria, “o Espadim é o ápice da adaptação para a nossa formação, porque marca a passagem do mundo civil para o militar. Agora temos obrigações e deveres com a sociedade maranhense”.

O comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, coronel Raimundo Nonato Santos Sá, destacou que “o espadim é o símbolo e a honra de todo cadete”.

O Curso de Formação de Oficiais PM é fruto do convênio entre a Universidade Estadual do Maranhão e a Polícia Militar do Maranhão. A 24ª turma é formada por 52 jovens oriundos da capital e interior do Estado do Maranhão, possuindo ainda integrantes de outros Estados da Federação, todos aprovados em concurso vestibular. Os cadetes frequentarão, durante quatro anos, em período integral e regime de internato, o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar e na Universidade Estadual do Maranhão, sendo os aprovados, ao final do curso reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, graduados Bacharéis em Segurança Pública e declarados Aspirantes a Oficial PM.

Por Paula Lima

Fotos Rafaela Mendes