Campus Zé Doca realiza o Festival de Lusofonia nesta terça, 21

Por em 21 de maio de 2019

Imagem-Festival-de-LusofoniaA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Zé Doca, por meio do Departamento do curso de Letras, irá realizar, pela primeira vez, o Festival De Lusofonia, no dia 21 de maio, às 19h30. O evento tem como objetivos apresentar e conhecer os países que compõe a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), investigar sobre as culturas, histórias, geografias, religiões, políticas, economias, letras, culinárias e atualidades a respeito desses países, bem como relacionar aspectos linguísticos dos países lusófonos com a realidade brasileira.

Os países que fazem parte da CPLP são Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e Macau.

O festival surgiu, este ano, como atividade da disciplina de lusofonia do curso de Letras e transformou-se em um projeto transdisciplinar, envolvendo todas as turmas do campus de Zé Doca, relacionando o conteúdo de lusofonia aos conteúdos estudados pelas demais turmas. Dessa forma, as informações coletadas advêm de pesquisas acadêmicas sobre o assunto e materiais disponibilizados na internet.

De acordo com a professora Claudiene Diniz da Silva, do departamento do curso de Letras Licenciatura, a importância do festival para a internacionalização da UEMA está relacionada com uma das atividades propostas pela instituição, ou seja, apoiar a realização de estudos presenciais de idiomas no exterior ou na própria UEMA.

“Estudar a língua portuguesa falada em outros países além do Brasil é estudar a formação de várias línguas portuguesas. Na África, o português se misturou com o quimbundo, banto e outras línguas nativas, e essa mistura deu origem a uma língua portuguesa única, assim como a língua portuguesa falada no Brasil, que sofreu influência das línguas indígenas, das africanas, do italiano, do alemão, do japonês, do francês e mais recentemente do inglês. Assim, estudar a formação da língua portuguesa dos países lusófonos é estudar sobre várias línguas”, comentou Claudiene.

O projeto, segundo a idealizadora do projeto, tem como proposta ser transdisciplinar, porque relaciona aquilo que os alunos estão estudando em diferentes disciplinas. “O 1º período, por exemplo, está aprendendo sobre o latim, considerada a língua mãe do português. Logo, seus pôsteres versarão sobre as contribuições do latim para a formação da língua portuguesa.No 3º período, já foi ministrada a disciplina de Literatura Africana. Por esse motivo, a apresentação focará na literatura africana lusófona.Já as turmas de 5º e 7º período, que estão cursando a disciplina de Lusofonia, farão uma exposição detalhada sobre os países que falam língua portuguesa”, informou.

A escolha da data para realização do Festival de Lusofonia foi devido a dois dias significativos do atual mês: o Dia da Lusofonia, no dia 5 de maio, e o Dia do Profissional de Letras, no dia 21 de maio.

Além de Claudiene Diniz da Silva, fazem parte da comissão de organização as professoras Andreza Luana Barros e Magna Mascarenhas.

A programação do festival será composta por exposições de pôsteres que abordam a relação do latim com a língua portuguesa, exposições sobre os países lusófonos, focalizando na língua, culinária, literatura e demais aspectos culturais, apresentação sobre a literatura lusófona africana e apresentações culturais, tais como, música, dança, recital de poesia, etc. Os participantes terão direito a um certificado de participação de 4 horas, que será entregue no dia do evento.

Programação do Festival de Lusofonia

19h25 Abertura – Fala em comemoração sobre o dia da língua portuguesa e dia do profissional de letras.

19h30 Exposição e avaliação dos trabalhos – os trabalhos serão avaliados por jurados e pela comunidade acadêmica.

20h30 Apresentações culturais – música, moda, poesia, dança, etc.

21h Premiação de Excelência – Entrega de certificados para os melhores trabalhos de cada turma escolhidos por votação pela comunidade acadêmica.

Por Raysa Guimarães