Grupo de pesquisa realiza Café Histórico e lança livro no Campus Caxias

Por em 8 de maio de 2019

20190507_090937O grupo de pesquisa Histórias do Maranhão, do Curso de História do Campus Caxias, realizou nesta terça (7), o Café Histórico 2019 e Ciclo de Palestras. Durante o evento, houve o lançamento do 3º livro desse grupo. As organizadoras da obra, intitulada “Entre Tempos e Histórias do Maranhão”, que possui 464 páginas, foram as professoras Salânia Maria Barbosa Melo, Joana Batista de Souza e Denise Cristina da S. C. Salazar.

Na ocasião, a professora Joana Batista falou que sempre incentiva os acadêmicos a pesquisar, a pensar a história do Maranhão e, de modo específico, a de Caxias. “O resultado está representado em nossas atividades. Temos o Café Histórico, o ciclo de palestras, viagens e reuniões para ler e pensar. Além do Seminário de Memórias, que terá sua 6ª versão em 2019. Nós produzimos muito. A História é uma área de luta e estamos lutando. Outra grande atividade do grupo é publicar livros, mesmo sem verbas. Mas temos pessoas, por isso funciona, e conseguimos fazer”, disse a professora.

O tema do Ciclo de Palestras foi “As teias que a justiça tece: instituição jurídica e relação de conflitos no Maranhão colonial”, tendo como palestrante o Diretor do Curso de História do Campus Caxias, Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu. “Venho desenvolvendo projetos de iniciação científica com alunos de História. Esse tema é parte de minha tese de doutorado. Me propus a fazer a biografia de um cristão novo e   descendente de judeu. Dentro disso surgiram várias perspectivas de análise da sociedade maranhense colonial, como a justiça”, destacou ele.

20190507_090937 (2)A Diretora do Campus Caxias, Profa. Doutoranda Jordânia Maria Pessoa, fez a apresentação do livro “Entre Tempos e Histórias do Maranhão”, uma obra com temas como sociabilidades, o espaço do trabalho, as irmandades, a política, o coronelismo, as rádios comunitárias. “São vários aspectos do nosso estado. Um livro, depois que você publica não te pertence mais. Os artigos contemplam o Maranhão colonial e contemporâneo. É um presente, principalmente para quem está adentrando no campo das pesquisas”, realçou.

A maioria dos autores é egressa da UEMA. “É a Academia devolvendo para o contexto social uma produção intelectual a ser utilizada pelos alunos. É sempre um retorno, uma troca. Esse é o contributo do Curso de História, do meio acadêmico. Que esse livro possa voar, levar o conhecimento e mostrar o quanto é belo as pessoas serem diferentes e singulares”, afirmou a diretora.

20190507_090937 (1)A Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Histórias do Maranhão”, professora Salânia Melo, se pronunciou: “Agradeço a participação de todos. Começamos o Café Histórico há 5 anos, junto com o 1º Seminário de Memórias, no sentido de aproximação, de sentar em torno da mesa e discutir, conversar sobre História, como se fosse o café de nossa casa, de nossas tradições. Obrigada aos autores que já publicaram conosco e aos que permanecem. Para nós um livro é mais que um objeto de mercado, de consumo; é um bem cultural”.

Por Emanuel Pereira